Acontecendo...

Lulu Santos deu bolo na Fampop em 2004 para cumprir promessa feita à esposa

Essa e outras histórias farão parte do livro sobre bastidores da feira avareense que o produtor Juca Novaes espera lançar até o final de ano

Flávio Mantovani

Um dia antes da coletiva de imprensa que anunciaria a presença de Lulu Santos na 22ª Feira Avareense da Música Popular (Fampop), em 2004, o produtor Juca Novaes, um dos fundadores do festival, recebeu uma ligação pouco auspiciosa.

“Aconteceu um problema e o Lulu Santos não vai mais”, disse o empresário João Mário Linhares. O “problema” era que, por um descuido, o show havia sido marcado no dia do aniversário de Scarlet Moon, então esposa do músico carioca. E Lulu tinha prometido levá-la à Europa.

Era o segundo bolo que o cantor dava no festival. O primeiro foi em 1994. Naquele ano, Tim Maia acabou escalado para o seu lugar e garantiu uma das apresentações mais folclóricas da Fampop. (Confira a reportagem clicando aqui).

“O contrato já estava assinado, mas eu fiquei no mato sem cachorro”, conta Novaes. “Como advogado, eu poderia levar o Lulu à Justiça e o município receberia uma indenização depois de 5 ou 10 anos de disputa. Acontece que isso não resolveria o meu problema”. 

Contudo, o empresário em questão também trazia a luz no fim do túnel: o grupo mineiro Jota Quest. A comissão organizadora bateu o martelo na hora.

Na manhã da coletiva, um jornal de Avaré deu a seguinte manchete: Lulu Santos na final da Fampop!

“Eu consegui, ainda que de maneira inesperada, driblar o vazamento da informação por causa da mudança da véspera”, se diverte Novaes.

Atração detida

Anos antes, outro “probleminha” havia inviabilizado a participação de Lobão na Fampop. A negociação já estava adiantada quando o músico, que visitava os Estados Unidos, acabou detido assim que botou os pés no Brasil.

“O Boris Casoy anunciou que Lobão tinha sido preso ao desembarcar. Foi uma decepção. Estava muito próximo de anunciar o show”, conta o produtor.

Curiosamente, o mesmo empresário do episódio com Lulu Santos montou um show com o Boca Livre, Flávio Venturini e Lô Borges. “A gente brincava: não veio o Lobão, mas veio o Lô Borges”.

Os relatos obtidos com exclusividade pelo Fora de Pauta farão parte do livro que Juca Novaes prepara sobre os bastidores da Fampop, um dos festivais musicais mais importantes do país. O compositor espera lançar o trabalho até o final do ano. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com