Notícias

Especializada em choro, Banda Cordão Pixinguinha prepara videoclipe

Trabalho audiovisual que está em fase de pós-produção é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo; criado há dois anos, grupo de Avaré atua no resgate do gênero musical genuinamente brasileiro  

Da Redação

A Banda Cordão Pixinguinha vai lançar em breve um videoclipe da música “O Bom Filho a Casa Torna” do músico e compositor Bonfiglio de Oliveira (1894-1940), autor de choros, marchas e valsas.

O trabalho financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, via edital lançado pela Secretaria Municipal de Cultura, está atualmente em fase de pós-produção.

Criado há dois anos, o grupo de Avaré especializado em choro vem batalhando para se firmar no cenário musical da cidade.

O clipe vai servir como divulgação. “A ideia é termos um material para dar continuidade às atividades da banda”, explica ao Fora de Pauta a percussionista Silvia Beltrami, autora do projeto contemplado pela política pública de fomento ao audiovisual.

E também para atrair novos patrocinadores, já que o grupo é atualmente mantido apenas pelas doações de alguns colaboradores, incluindo as dos integrantes do Regional Jangada, que se uniram à banda.

Surgimento

A Cordão Pixinguinha nasceu durante as rodas realizadas no antigo Clube do Choro de Avaré, que encerrou as atividades em 2022.

A ideia de formar uma banda partiu do músico Altino Toledo, então presidente da entidade. A proposta era atrair mais músicos e levar o choro – gênero genuinamente brasileiro – para outros cantos da cidade.

Após o fim do Clube do Choro de Avaré, o grupo encontrou guarida junto ao Projeto Cordão, onde os ensaios passaram a ser realizados.

O espaço cultural endossou integralmente a proposta. “Foram mantidos os objetivos iniciais de formação de novos músicos, educação musical, divulgação cultural e interação com pessoas interessadas em cultura”, explica Beltrami.

A primeira apresentação pública aconteceu justamente no 1º Festival de Inverno realizado em 2022 pelo Projeto Cordão.

Na época, foi criado um projeto no Catarse, plataforma de financiamento coletivo, para captação de recursos e custeio das despesas da banda.

Novos integrantes

A Banda Cordão Pixinguinha conta atualmente com 19 integrantes. Além de bateria e percussão, há instrumentos de sopro, violão de 6 e 7 cordas e cavaquinho.

Como os recursos são limitados, os ensaios acontecem apenas uma vez por mês. Despesas com transporte e alimentação são bancadas com os recursos vindos do Catarse.

O dinheiro doado pelos colaboradores também é utilizado para garantir uma ajuda de custo simbólica aos músicos.

Mas o trabalho está dando frutos. Novos músicos passaram a integrar a Banda Cordão Pixinguinha, incluindo jovens. “Nosso entusiasmo não diminui. E esperamos novas adesões”, completa Silvia.

O choro e a cultura brasileira agradecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com