Notícias

Biografia narra trajetória de jornalista que atuou por mais de 80 anos e fundou jornais em Avaré

Com ilustrações do artista plástico Fernandes, novo livro do escritor Gesiel Júnior reconstitui a vida de Francisco Dias de Almeida; obra foi lançada na quinta-feira, 22, na Faculdade Eduvale

Da Redação

A Faculdade Eduvale de Avaré foi palco do lançamento do livro “Francisco Dias de Almeida: Jornalista por mais de 80 anos”.

A biografia escrita pelo pesquisador Gesiel Júnior, referência em historiografia regional, conta a trajetória do longevo profissional da imprensa que conheceu a família imperial. O livro tem ilustrações do artista plástico Fernandes, premiado internacionalmente.

Depois de trabalhar em vários órgãos do interior paulista, F. Almeida, como costumava assinar, se fixou em Avaré em 1910.

Fundou “O Comércio de Avaré” e “O Município de Avaré”, passando a ser colunista de “O Avaré” e do “Jornal do Povo” a partir de 1938.

Já aposentado nos anos 50, integrou a redação de “O Avaré”. Colaborou ainda nas décadas seguintes com diversos jornais da região.

“Lúcido aos 97 anos, termina seus dias escrevendo para “O Avaré” em 9 de setembro de 1972”, relata Gesiel Júnior.

Chico de Almeida, como também era carinhosamente conhecido, é avô do radialista Elias de Almeida Ward (1925-2013), outra referência na imprensa avareense.

Sessão de autógrafos

A sessão de autógrafos realizada na noite de quinta-feira, 22, contou com a presença de familiares do biografado, convidados, professores e alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade.

Coordenador de cursos de Comunicação da Eduvale, o jornalista Danilo Berbel afirmou que personagens como Chico de Almeida contribuem para a formação holística dos alunos.

“É preciso colocar o aluno em contato com todas as frentes da atuação humana. E a gente não faz nada sem conhecer nossa história. O lançamento do livro biográfico de Gesiel Júnior é um marco para a história do jornalismo, em especial para o jornalismo do interior e de Avaré. Chico de Almeida foi o jornalista mais longevo das Américas, com mais de 80 anos de trabalhos em comunicação. O aluno precisa conhecer esses personagens, buscar inspiração”, ressaltou o jornalista, pós-doutor em Ciências da Informação.

O livro não será comercializado, mas todos os presentes ganharam um exemplar. Bibliotecas e faculdades de Avaré também terão a biografia em suas estantes. 

A proposta da família é preservar o legado do patriarca que atuou por tantas décadas na imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com