Quinzena do Folclore leva teatro e contação de histórias ao bosque do Caic
Entre 20 e 31 de agosto, público – em especial alunos das unidades da rede municipal de ensino – poderá prestigiar antigas brincadeiras e assistir a apresentações folclóricas, entre outras atividades
Da Redação
Uma programação com várias atrações vai fazer parte da Quinzena do Folclore que será desenvolvida em agosto na área verde do Centro Avareense de Integração Cultural (Caic) e na Sala Herculano Pires.
O evento é organizado pela equipe da Biblioteca Professor “Francisco Rodrigues dos Santos” e integra o calendário anual da Secretaria da Cultura de Avaré.
Entre os dias 20 e 31, o público – em especial alunos das unidades da rede municipal de ensino – poderá prestigiar antigas brincadeiras, ouvir histórias e acompanhar apresentações folclóricas.
As atividades serão feitas com o apoio de professores da Secretaria da Educação, da Escola Rudof Lanz e dos alunos dos cursos de Letras e Lazer do Instituto Federal (IFSP) de Avaré.
“A proposta é despertar o estudo de nossos costumes, crenças, contos, mitos, lendas, músicas, danças e festas da cultura brasileira. Por isso, em vez de uma semana, teremos a Quinzena do Folclore”, explica a bibliotecária Suzely Dainezi.
Programação
“O grande sol e o pequeno sol”, espetáculo folclórico dos alunos da Escola Rudolf Lanz, abre a programação na segunda-feira, 20 de agosto, às 8 horas.
No dia 21, às 8h e às 14h, é a vez de “Juro que vi”, animação para crianças de 5 a 7 anos, na Sala Herculano Pires. Essa mesma atividade será ministrada no dia 22 (14 horas); 24 (no mesmo horário), 28 (8 e 14 horas) e no dia 29, às 8 horas.
No dia 22, às 14 horas, haverá uma oficina de Dança Folclórica ministrada pela professora Cíntia Silmara Pedroso, de São Paulo.
No dia 23, às 8 horas, é a vez da contação de história. Já às 14 horas tem atividade de recreação e lazer para crianças de 9 a 12 anos ministrada pelos alunos do IFSP.
No dia 24, às 8 horas, os alunos do ensino fundamental da Escola Rudolf Lanz encenarão o “Boi de Mamão” (foto), típico espetáculo do folclore catarinense. No dia 27, no mesmo horário, os mesmos alunos reapresentam “O grande sol e o pequeno sol”.
No dia 29, às 14 horas, tem mais contação de história pela equipe do IFSP, que repete a atividade no dia 30, nos dois períodos, a partir das 8h e das 14 horas.
A Quinzena do Folclore se encerra na manhã da sexta-feira, 31 de agosto, com a reapresentação do “Boi de Mamão”, espetáculo do folclore de Santa Catarina, pelos alunos da Escola Rudolf Lanz.