Notícias

Museu Municipal de Avaré aguarda regulamentação

Projetos voltados à organização do setor cultural do município foram retirados da pauta do Legislativo após pedido da vista da vereadora Adalgisa Ward

Da Redação

Após pedido de vista da vereadora Adalgisa Ward, três projetos voltados à organização do setor cultural de Avaré deixaram de ser apreciados na sessão legislativa de segunda-feira, 5 de março.

A proposta do Executivo é regularizar o funcionamento do Museu Anita Ferreira De Maria, do Memorial Djanira e do Acervo Fotográfico Joaquim Negrão, este último ainda em processo de criação.

A parlamentar alegou, no entanto, que as matérias não estavam acompanhadas de ata do Conselho Municipal da Cultura. Com isso, os projetos só devem voltar ao plenário em duas semanas.

Sem legislação específica

O prefeito Jô Silvestre afirma que o Museu, embora fundado em 1972 pelo governo estadual, teve o seu acervo recentemente municipalizado e precisa de legislação específica para regulamentar suas atividades.

O mesmo acontece com o Memorial Djanira, inaugurado há 10 anos, mas ainda sem normas técnicas para sua manutenção. Já o novo acervo fotográfico será composto pelas peças doadas pela família do memorialista Joaquim “Tininho” Negrão, falecido recentemente.

“Objetiva, a ideia é regulamentar o Museu Municipal e os seus dois anexos, o Memorial Djanira e o novo acervo fotográfico. Por meio das novas leis poderemos firmar parcerias e convênios com instituições, associações e empresas de direito público ou privado para a ampliação das atividades dessas repartições, bem como conservar os acervos e até fazer reformas das instalações, o que hoje é mais difícil”, explicou o secretário da Cultura Diego Beraldo.

“Infeliz”

O pesquisador Gesiel Júnior, que presta serviços no Museu e ajudou na elaboração dos projetos de lei, disse que Adalgisa Ward foi “infeliz” na sua intervenção. “Os objetivos são muito claros. Lamento esse procedimento, pois só atrasa os trabalhos”, apontou.

Os três projetos, segundo o servidor, são do conhecimento do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Condephac).

“Precisamos que a Câmara nos ajude de maneira inteligente e sem obstruções desnecessárias, como neste caso”, observou o escritor, que vê na aprovação das matérias o caminho para parcerias em favor da manutenção do Museu e de seus anexos.

A convite do pesquisador, Adalgisa Ward esteve no Museu na última terça-feira, 6, para ver de perto os problemas enfrentados no setor.

A vereadora afirmou não ser contra os projetos, mas alega ter feito pedido de vistas para evitar repercussões negativas como a polêmica aberta na votação sobre ideologia de gênero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com