Notícias

Célebre nos anos 90, Latitude 7 reúne formação original em evento beneficente

Banda de baile avareense que ficou conhecida na região é atração no Encontro de Motos e Triciclos da Apae que acontece em novembro

Flávio Mantovani

Quando via aqueles jovens se aproximando da rodoviária com o equipamento de som nas costas, o pessoal da empresa de ônibus que fazia o trajeto Avaré/Itapeva ficava logo de cabelo em pé.

A Latitude 7, banda de baile que virou referência na região nos anos 90, iria pegar a estrada mais uma vez. Acontece que a logística adotada pelos músicos em turnê representava um abacaxi para o motorista: ele tinha que se virar pra fazer toda aquela “bagagem” caber dentro do coletivo.  

“Imagina uns moleques chegando com um monte de caixa de papelão com instrumento, bateria. A gente transformava o ônibus de linha em nosso ônibus de show”, rememora o tecladista Du Javaro em entrevista ao Fora de Pauta.

Além de incontáveis apresentações em todo o estado, o grupo que viveu sua fase clássica entre 1989 e 1997 também tocou no Paraná e Minas Gerais.

Certa vez, em Americana, os avareenses quase viram o sol nascer quadrado por conta de um mal-entendido. A Latitude 7 tinha sido escalada para abrir o show do Placa Luminosa, que acabou dando cano. 

“Chegamos lá e havia outra banda. Ficamos presos no clube pra prestar esclarecimentos à polícia por golpe. Mas não tínhamos nada a ver. No final, acabamos absolvidos”, se diverte o guitarrista Paulinho Ribeiro.

No dia 9 de novembro, Javaro, Fernando “Nenê” (vocal), Mário Armando (bateria), Júlio Paulino (vocal) e Ribeiro – integrantes originais do conjunto – se reúnem, ainda que momentaneamente, para uma apresentação no 1º Encontro Beneficente de Motos e Triciclos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Avaré.

Por motivos particulares, apenas o baixista Ângelo Aizick ficou de fora do revival. O músico Maú Bruno, que fez parte da banda em fases posteriores, assumirá o posto.

“Empurrãozinho”

Embora conte com dezenas de outras atrações, o reencontro é apontado como um dos momentos mais aguardados do evento.

A ideia surgiu durante reunião com representantes da Apae, na qual Javaro estava presente. Após ouvir a sugestão, o músico acionou os colegas, que toparam de imediato. A decisão dos ex-membros foi celebrada num churrasco (foto).

“A gente já vinha namorando esse reencontro há anos, mas faltava um empurrãozinho. O fato de ser beneficente fez com que a galera ficasse animada pra ajudar. Se havia alguma coisinha que impedia essa reaproximação, a Apae apagou”, revela o tecladista.

O grupo, que encerra a primeira noite do festival solidário, promete tocar clássicos do rock nacional e internacional que nunca saíam do repertório nas décadas anteriores. 

Nova cara  

A partir de 1997, quando os integrantes originais começaram a se desligar do projeto, o conjunto seguiu com outras formações sob a batuta do maestro Du Javaro.

Em meados dos anos 2000, a Latitude 7 virou a banda da dupla Hugo e Tiago. Este último, que havia sido vocalista do conjunto, obteve destaque nacional ao vencer o programa Fama, exibido pela Globo. 

Depois de deixar sua marca no inconsciente coletivo por conta dos memoráveis bailes que fez em Avaré e região, a Latitude trilha hoje um novo caminho.

“Ela ainda existe, evidentemente com outra formação, mas a gente não faz mais bailes. Somos mais conhecidos atualmente por participar de festivais como Batatais e Ilha Solteira”, completa Javaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com