Notícias

Em ofício, lideranças pedem tombamento da Igreja de São Benedito

Templo passou recentemente por obras estruturais e ganhou painéis iconográficos, vitral e baldaquino

Da Redação

Em ofício encaminhado ao prefeito de Avaré, Jô Silvestre, e ao secretário da Cultura Diego Beraldo, o titular da paróquia de São Benedito, padre Ademar Domingos Roma, e o coordenador do Conselho de Administração, Fábio Gonçalez de Castro, reivindicaram o tombamento histórico da matriz de São Benedito.

 “O nosso templo recentemente passou por obras de revitalização e de remodelação litúrgica, tendo sido artisticamente ornamentado com painéis iconográficos de rara beleza. Esta solicitação visa proteger e conservar as instalações da matriz, inaugurada em 1960, e que hoje se constitui num bem patrimonial de significativo valor cultural”, argumentaram no documento.

Ao tomar conhecimento do pedido, Diego Beraldo se comprometeu a levar o assunto para apreciação dos membros do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Avaré (Condephac).

“Acredito que essa igreja, que realmente ficou artisticamente muito bonita, mereça ser tombada. Vou me empenhar neste sentido”, declarou o secretário da Cultura.

Reforma

Erguida no mesmo lugar da primeira capela dedicada a São Benedito, o projeto da matriz teve assinatura do arquiteto Giuseppe Sacchetti e sua construção foi confiada ao pedreiro italiano Pedro de La Santina durante os anos 1950.

Entre abril de 2014 e outubro de 2017, durante a celebração do jubileu do centenário da devoção a São Benedito em Avaré, o templo submeteu-se à reforma estrutural e a adequação do seu espaço celebrativo. Cerca de R$ 900 mil foram investidos nos serviços, valores obtidos com apoio da comunidade.

Elaborado pelas Pias Discípulas do Divino Mestre, o projeto executado, segundo padre Ademar, “visa atender às necessidades funcionais da liturgia e ao mesmo tempo manifestar a beleza intrínseca das coisas divinas”.

No ano passado, o artista plástico Antonio Batista de Souza Júnior produziu internamente três grandes pinturas de ícones representando a figura de Cristo, do cordeiro e do padroeiro.

Mais recentemente, o templo ganhou duas peças simbólicas: o novo vitral de São Benedito na fachada e o baldaquino, elemento artístico que cobre o altar principal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com