Notícias

Curiati completa 90 anos defendendo o voto distrital

Cumprindo religiosamente seu décimo mandato na Assembleia Legislativa, avareense é o mais antigo parlamentar em atividade no país

Gesiel Júnior

Especial para o Fora de Pauta

Ele deseja saúde para todas as pessoas que encontra nos seus contatos diários. Essa é a marca típica do médico sanitarista Antônio Salim Curiati, que se torna nonagenário neste 13 de fevereiro. Em mais de meio século de vida pública, o deputado e líder do Partido Progressista prega com vivacidade que os poderes Legislativo e Judiciário tenham autonomia financeira e foi autor de proposta de emenda constitucional neste sentido.

“Sempre entendi que é fundamental a comunidade participar da política elegendo bons candidatos porque se ficarmos indiferentes os maus tomam conta”, ensina.

Cumprindo religiosamente o seu décimo mandato na Assembleia Legislativa, Curiati também teve passagem significativa pela Câmara Federal ao se eleger, em 1986, deputado constituinte. Na época propôs a isenção de impostos para arroz, feijão e produtos hortifrutigranjeiros.

Aos 90 anos, o vetusto parlamentar vê na adoção do voto distrital o caminho para modernizar a democracia. Ele entende que o país precisa se submeter logo a uma concreta reforma política. “É um passo para eliminar problemas eleitorais e garantir melhor representatividade para as diferentes regiões do Estado”, observa ele que muito fez, como legislador, pela sua região nativa.

Filho de sapateiro  

Nascido em 1928, este avareense descende de imigrantes libaneses. Seu pai fabricava calçados e fundou a Associação Comercial. Aluno da Escola Matilde Vieira e do Colégio Arquidiocesano de São Paulo, o jovem cursou a Escola Paulista de Medicina, onde se especializou em oftalmologia e otorrinolaringologia.

Casado com a paulistana Jeanette Esper com quem teve os filhos José Antonio, Antonio Carlos, Maria Rita, Rosa Helena e Antonio Júnior, Curiati chefiou o Centro de Saúde de Avaré antes de se afastar do consultório apoiado pelo seu padrinho de batismo, o médico e político Paulo de Araújo Novaes.

Como deputado estadual sua mais marcante intervenção foi ter garantido por lei a proteção ambiental da Represa de Jurumirim em meados de 1970, quando suas águas estiveram ameaçadas pela instalação de uma multinacional de papel e celulose.

Prefeito da capital

Mas a trajetória política de Curiati não se limitou ao Legislativo: por dez meses ele exerceu o cargo de prefeito de São Paulo durante o governo Maluf, quando isentou a faixa mais pobre da população de pagar o IPTU.

Ocupou também as funções executivas de secretário estadual da Promoção Social entre 1979 e 1982, e de secretário da Família e Bem Estar Social (1993/1994) e secretário de Assuntos Comunitários (1995/1998) da Prefeitura de São Paulo.

Perspectivas

Muito respeitado pela experiência acumulada, Curiati prossegue formulando projetos de interesse comunitário, dentre os quais emendas para repasse de mais recursos para a Santa Casa de Avaré.

Tranquilo, repete que sua meta é trabalhar continuamente. “Sou médico, meu filho é geriatra, ele cuida do papai. Estou enxuto”, brinca. E finaliza: “Agradeço a Deus pela saúde que me concede. E vejo que é preciso valorizar a nossa democracia através da modernização dos parlamentos, da contenção de gastos e do respeito aos direitos da nossa população”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com