Destaque

Com nove mandatos consecutivos, vereador manduriense impressionou até o governador Alckmin

Peemedebista João Nascimento, que passou mais da metade da vida na Câmara, desponta como um dos parlamentares há mais tempo em atividade no país 

FLÁVIO MANTOVANI

Às vésperas do início de mais uma sessão ordinária, a Câmara Municipal de Manduri está praticamente vazia. Os poucos interessados em acompanhar os trabalhos legislativos estão espalhados pelo auditório que não comporta mais de 40 pessoas.

Numa sala reservada a parlamentares e funcionários, vereadores tomam o último cafezinho antes da chamada. Já perto de seu assento, João Aparecido Nascimento ajusta a gravata, fecha os botões do paletó e se acomoda com certa solenidade. E só volta a se colocar de pé antes da leitura de um trecho da Bíblia Sagrada.

Com nove mandatos consecutivos no currículo, o peemedebista de 62 anos passou mais da metade da vida na vereança e desponta como um dos parlamentares há mais tempo em atividade no país. Ele jura que seu trabalho não é norteado pela perseguição a qualquer título, mas não esconde o orgulho de ter uma cadeira cativa desde 1982. “Claro que seria muito bom ser o vereador com o maior número de mandatos”, reconhece.

Embora sua condição seja comumente lembrada por integrantes de seu círculo social e, com alguma frequência, invocada por interlocutores durante visitas oficiais à Assembleia Legislativa e secretarias estaduais, a trajetória ganhou ares mais graves no ano passado: o feito foi reconhecido até pelo governador Geraldo Alckmin. Durante um ato público no interior, o tucano foi taxativo. “Como é que está o vereador com oito mandatos?”, disse ao avistá-lo entre as outras lideranças presentes. Tempos antes, durante uma passagem pela cidade de Coronel Macedo em fevereiro de 2015, Alckmin já demonstrara interesse em relação à engenhosidade do manduriense. “Como é que você faz para conseguir se eleger tantas vezes, João?”, questionou o peessedebista.

Concorrentes

Apesar de estar no novo mandato, Nascimento está longe de desbancar a marca do também peemedebista Liberato Costa Júnior, que permaneceu por 56 anos como vereador na Câmara Municipal de Recife. Só nas eleições de 2012 o cacique de 96 anos ficou sem uma cadeira.

No entanto, é a queda de outro concorrente, agora dentro do próprio estado, que o coloca numa situação aparentemente favorável. Depois de quase 30 anos na Câmara Municipal de São Paulo, Wadih Mutran (PP), 76 anos, não conseguiu se reeleger em 2012.

Se a marca do recifense é praticamente impossível de ser superada, o revés de Mutran habilitaria Nascimento a pleitear o título pelo menos dentro do próprio estado, o que já seria um mérito para o morador de uma cidade com 8.992 habitantes, segundo o Censo 2010.

Outro adversário à altura já foi batido na última eleição. Em seu nono mandato, Milton Capel, vereador pelo PV de Diadema, desistiu do pleito, abrindo caminho para que o manduriense atingisse o patamar do pevista.

Serviço público

Nascimento se insere no vasto catálogo de homens públicos que também ocupam cargos efetivos. No interior de São Paulo, motorista de ambulância é a função que encabeça a lista de profissões que garantem vaga certa ao parlamento municipal. João, todavia, está numa categoria menos numerosa, mas ainda sim bastante exitosa na região: é investigador da Polícia Civil, instituição na qual ingressou em 1992, quando já tinha dez anos de Legislativo.

Mesmo sem a confirmação oficial se está pelo menos próximo do pódio, uma vez que o Tribunal Regional Eleitoral não mantém um banco de dados sobre o assunto e o levantamento teria que ser feito entre as 645 câmaras municipais do estado, João não quer perder terreno para potenciais concorrentes.

Perguntado sobre a possibilidade de um dia ficar de fora do parlamento municipal em caso de um revés nas urnas, Nascimento já tem a resposta na ponta da língua. “Pelo menos vão ter que me dar a cadeira, né?”, graceja, com um sorriso contido.

Fonte: Jornal A Comarca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com