Notícias

Semana Djanira aproxima estudantes e arte em Avaré

Memorial completa dez anos e apresenta mostra inédita com obras da artista avareense, uma das mais importantes pintoras do país  

Da Redação

Aberta na última segunda-feira, 11, a Semana Djanira 2018, evento criado para motivar o interesse da classe estudantil pela carreira da avareense Djanira da Motta e Silva (1914-1979), uma das principais pintoras do Brasil no século XX, envolve alunos das redes pública e privada.

Organizada com apoio da Faculdade Eduvale e da Unimed Avaré, a iniciativa cultural prevê visitas monitoradas ao Memorial Djanira, instalado na área do Centro Avareense de Integração Cultural (Caic).

“Estamos recebendo desde os pequeninos do ensino básico até os mais maduros do ensino superior. É uma jornada de louvor àquela que quis criar uma arte genuinamente brasileira”, afirma o secretário da Cultura Diego Beraldo.

No espaço, está montada uma mostra com obras inéditas da pintora – uma série de serigrafias da coleção do pesquisador sorocabano Gilberto Fernando Tenor.

Aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o Memorial Djanira, instalado na segunda gestão do ex-prefeito Joselyr Silvestre, funciona como centro de divulgação e pesquisa sobre a pintora avareense.

O espaço tem sob sua guarda peças e utensílios do ateliê da artista que se projetou no Rio de Janeiro.

Visitado também por turistas, o Memorial é dedicado à preservação e pesquisa de obras, documentos e fotografias, roupas, livros, prêmios e instrumentos musicais de Djanira.

Mantém, ainda, exposição permanente de seus objetos pessoais e trabalhos artísticos, como desenhos, serigrafias e xilogravuras.

“O Memorial é a grande homenagem que Avaré presta à sua grande artista. E é oportuno reconhecer: Joselyr foi quem mais investiu para resgatar a imagem de Djanira, pois antes ela era uma ilustre desconhecida entre os avareenses”, avalia o escritor Gesiel Júnior, biógrafo da pintora.

Sábado artístico

A Semana Djanira 2018 será encerrada no sábado, 16, no bosque do Caic, das 13h às 17h, sob a coordenação dos alunos da Faculdade Eduvale. Eles prepararam uma variada programação elaborada por oito cursos, capitaneados pelos estudantes de Publicidade e Propaganda.

O curso de Jornalismo fará a cobertura do evento, o de Direito oferecerá aos participantes orientação sobre direitos autorais e liberdade de expressão, o de Enfermagem orientará sobre tuberculose (doença que Djanira sofreu) e fará aferição da pressão arterial do público.

Já o curso de Arquitetura promoverá um concurso de pipas (tema de várias telas da artista), o de Nutrição prepara uma gincana brincando com alimentos e o de Zootecnia oferecerá avaliação nutricional de pets (Djanira criou vários cães).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com