Acontecendo...

Projeto quer despertar interesse de estudantes pela história de Avaré

Primeira edição do “Minha Classe no Museu” vai abordar a obra do escultor Fausto Mazzola, autor de monumentos que fazem parte do espaço público local

Da Redação

A equipe do Museu Municipal “Anita Ferreira De Maria” prepara para o mês de agosto o lançamento do projeto “Minha Classe no Museu”, cujo objetivo é atrair estudantes para conhecer o espaço e despertar o interesse por preservar, pesquisar e difundir a história, valores culturais e identidade de Avaré.

A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal da Cultura. Criado pelo governo estadual em 1972 e municipalizado e regulamentado em 2018, o Museu, hoje instalado nas dependências do Centro Avareense de Integração Cultural (Caic), reúne em seu acervo objetos relacionados aos pioneiros, à cafeicultura, à ferrovia, meios de comunicação, cinema, fotografia e cotidiano, formando um conjunto de bens culturais produzidos pela sociedade avareense.

O tema do primeiro “Minha Classe no Museu” será a vida e a obra do escultor Fausto Mazzola, cujo centenário de nascimento está sendo comemorado este ano em Avaré.

Importância

Mazzola, responsável pela redefinição do espaço urbano entre os anos 50 e 60, é autor de vários monumentos, entre eles o Relógio de Sol, O Desbravador e a Fonte das Artes. O artista ainda esculpiu o busto de personalidades como o monsenhor Celso Ferreira, o coronel João Cruz e o governador Abreu Sodré.

“Contudo, para essa iniciativa dar certo, precisamos da decisiva ajuda dos professores de História”, lembram os idealizadores.

A proposta visa organizar visitas monitoradas semanais de classes das várias unidades escolares da cidade por meio de agendamento. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3732-5057 e 99800-0182.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com