Notícias

Projeto de incentivo à leitura por meio do teatro será realizado em Avaré e cidades da região

Com patrocínio da CTG Brasil, Piqueniques Literários do programa “Ler é uma Viagem” levarão ações teatrais e de contação de histórias para praças públicas

Da Redação

Estão abertas as inscrições para as oficinas de Mediação de Leitura e Performance Artística durante os piqueniques literários do “Ler é Uma Viagem”, performance teatral idealizada pela atriz e leitora pública Élida Marques e realizada em praças públicas com o objetivo de promover o encontro entre as pessoas e a leitura compartilhada.

O projeto conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil. Selecionado pelo 1º edital de Recursos Incentivados para o Desenvolvimento Local da CTG Brasil, os piqueniques literários vão ocorrer em dez cidades na região da Usina Hidrelétrica Jurumirim, sob concessão da companhia, no rio Paranapanema: Angatuba, Arandu, Avaré, Cerqueira César, Itaí, Itatinga, Paranapanema, Piraju, Taquarituba e Tejupá.

Etapas

O projeto se divide em duas etapas. A primeira é a capacitação, com a formação em Mediação de Leitura e Performance Artística, por meio de uma oficina composta por três encontros online e um presencial.

Educadoras, bibliotecárias, agentes de leitura, artistas, artesãs e demais interessadas acima de 18 anos, residentes em uma das dez cidades da região da usina Jurumirim, podem se inscrever nas oficinas, de forma gratuita, até dia 10 de fevereiro.

Ao todo, serão 30 vagas para cada cidade nesta etapa de capacitação, com início previsto para esse mesmo mês.

A segunda etapa, prevista para começar em abril, contempla a realização dos piqueniques em cada uma das dez cidades.

Inscrição

A programação contará com atividades voltadas à educação, à cultura e à conscientização ambiental, com participação dos capacitadores e da comunidade em geral.

A programação final de cada cidade será desenvolvida de forma conjunta durante as oficinas. Para se inscrever e saber mais do projeto, clique no link: https://forms.gle/KRubos9FHastpimT7.

“Apoiamos projetos que se propõem a transformar a realidade das pessoas, em linha com nosso compromisso de participar da vida das comunidades no entorno das nossas usinas e gerar impacto positivo. Os piqueniques literários trazem isso em seu propósito, promovendo a arte e a educação por meio da cultura da troca e do encontro”, diz Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil.

Os Piqueniques Literários fazem parte do programa de incentivo à leitura “Ler É Uma Viagem”, realizado há 19 anos por Élida Marques, com mais de 1,2 mil sessões de leitura em 280 cidades e oito estados brasileiros.

“O projeto é uma forma de ampliar as estratégias de mediação de leitura com toda comunidade, familiares e vizinhança. De unir o letrado e o não letrado, de atrair até quem não gosta de ler. A ideia do piquenique é chegar junto, ficar junto e ir embora junto, deixando a praça novamente limpa após o encerramento”, diz a atriz e idealizadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com