Notícias

Conhecida pela mesa farta, Festa de Reis do Dourado completa 91 anos

Evento cultural e religioso é organizado pelos moradores da localidade situada na zona urbana de Bernardino de Campos  

Da Redação

A cidade de Bernardino de Campos está prestes a testemunhar uma tradição que se repete há quase um século: a Festa de Reis do Dourado, bairro situado na zona rural do município.

A celebração completa 91 anos em 2019. A Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis é uma manifestação folclórica de cunho religioso que faz referência aos Três Reis Magos. Segundo a tradição católica, os personagens ofereceram presentes a Jesus após seu nascimento.  

O evento acontece nesta sexta-feira, 25. A preparação, no entanto, começa meses antes. Trajados como os viajantes que prestaram culto a Cristo, os foliões peregrinam pelas cidades da região levando a mensagem do messias aos devotos.

No ano passado, o Fora de Pauta acompanhou uma movimentação semelhante promovida por entusiastas de Iaras. Confira a reportagem.    

Mesa farta

Eles também recolhem donativos que são revertidos para o almoço comunitário que é servido na ocasião. A Festa do Dourado, aliás, é conhecida pela mesa farta: leitoa, carne assada, arroz e virado de feijão, entre outras opções, são servidos até o anoitecer (foto). O participante só paga a bebida.

Já os animais e objetos doados pelos fiéis vão para o leilão, cuja renda é empregada no custeio da festividade e no financiamento das edições seguintes.

Mutirão

Tudo é organizado de forma voluntária pelos moradores da localidade. Além da parte gastronômica, a programação inclui ainda o terço e a encenação dos foliões, um dos momentos mais aguardados. Grupos de catira e duplas caipiras também integram a parte cultural. 

A organização já chegou a contabilizar mais de 3 mil pessoas em anos anteriores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com