Notícias

Operação de reservatórios será tema de encontro em municípios próximos a hidrelétricas

Técnicos da CTG Brasil vão falar às comunidades sobre procedimentos de segurança; abertas ao público, reuniões passam por cidades como Chavantes (foto)

DA REDAÇÃO

A CTG Brasil, concessionária de oito hidrelétricas no rio Paranapanema, vai promover reuniões em municípios que fazem divisa com as usinas Jurumirim, Chavantes e Salto Grande.

A informação é da Assessoria de Imprensa da empresa. Segundo o informado, o objetivo é explicar a operação das hidrelétricas e dos reservatórios e abordar o Sistema de Operação em Situação de Emergência (SOSEm), conjunto de normas e procedimentos de operação e de manutenção para os períodos de secas e de cheias.

Os encontros começam em Piraju na terça-feira, 21, e depois serão realizados em Chavantes (dia 22) e Salto Grande e Ourinhos (no dia 23). 

Municípios do Paraná vizinhos de usinas também serão visitados. A programação prossegue na semana seguinte em cidades paulistas e paranaenses próximas das usinas Capivara, Taquaruçu e Rosana.

Abertos à comunidade, os eventos têm como convidados representantes das prefeituras, câmaras, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e imprensa.

SOSEm

De acordo com Maurilio Katekawa, gerente do Centro de Operação da Geração (COG) das usinas do rio Paranapanema, o SOSEm observa aspectos técnicos, organizacionais e administrativos das hidrelétricas com o objetivo de garantir a segurança dos reservatórios.

“Além de tomar as providências preventivas e corretivas necessárias à integridade e segurança das usinas, o sistema considera a segurança das comunidades ribeirinhas”, afirma.

Katekawa define as reuniões como oportunidades para a concessionária expor, de forma simples e didática, como se dá a operação das usinas em períodos secos ou chuvosos.

Para atender moradores da Bacia do Paranapanema, a CTG Brasil disponibiliza o Telecheia (0800-7702428), um atendimento telefônico 24 horas com informações sobre as vazões do Rio Paranapanema.

Informações também podem ser obtidas pelo site www.ctgbr.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com