Acontecendo...

Músico avareense integrou “Os Tremendões”, banda de Erasmo Carlos nos anos 60

Rubens Domingues Bastos Cruz, mais conhecido como Rubinho, foi homenageado pelo cantor carioca na Fampop de 2003

Adaptado*

Muita gente ficou surpresa quando Erasmo Carlos homenageou um músico nascido em Avaré durante a Feira Avareense da Música Popular (Fampop) realizada em 2003.

Patrono daquela edição, o cantor e compositor carioca fez referência a um tal de Rubinho, que havia tocado bateria em “Os Tremendões”, banda que o acompanhou nos anos 60 no auge da Jovem Guarda.

O músico em questão é Rubens Domingues Bastos Cruz. Ao lado de outros instrumentistas, o baterista trabalhou com o parceiro de Roberto Carlos até 1970.

Filho do advogado Paulo Bastos Cruz e de Amélia Domingues, Rubinho nasceu em Avaré em 28 de novembro de 1945.

“Alfabetizado na terra natal, cresceu ao lado dos irmãos Maria Amélia, Paulo, Carmen, Roberto, Maria Cristina, Mário e José Luiz. Na adolescência morou e estudou em São Paulo, onde o pai mantinha escritório e politicamente assessorava o governador Adhemar de Barros, e lá o moço descobriu sua inclinação musical”, detalha o pesquisador Gesiel Júnior.

O escritor relata ainda que Erasmo achava indispensável o acompanhamento de sua banda e não fazia nenhum show sem “Os Tremendões”, chegando até a recusar convites quando os empresários não queriam pagar quatro passagens.

Rubinho se manteve tocando na noite paulistana e trabalhando em outras atividades após o fim da Jovem Guarda. Teve dois filhos do casamento com Rosely Castellari Coimbra: o advogado Rodrigo e o jornalista Diego.

Morreu em 14 de abril de 1987 depois de um período em coma. Ele havia sofrido traumatismo craniano após colidir contra um veículo enquanto guiava sua Vespa.

*Texto baseado em reportagem do pesquisador Gesiel Junior publicada originalmente no Jornal A Comarca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com