Notícias

Escritor Gesiel Júnior lança livro em Portugal no dia 13

Pesquisador é autor de “Santidade nas Conferências Vicentinas”, cuja sessão de autógrafos acontece na cidade do Porto

Da Redação

A convite do Conselho Geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo, o pesquisador, cronista e poeta Gesiel Júnior vai lançar na quinta-feira, 13, o livro “Santidade nas Conferências Vicentinas”, no qual elaborou uma completa hagiografia, ou seja, série de relatos sobre a vida de santos da Igreja Católica.

A sessão de autógrafos acontece na reunião plenária internacional da SSVP, na cidade do Porto. Com 164 páginas, o volume traz biografias ilustradas de 9 santos, de 36 beatos e de outros 26 candidatos à canonização, cujos processos tramitam no Vaticano.

Em comum, todos frequentaram conferências vicentinas, dentre os quais, João Paulo II, quando era universitário em Cracóvia, na Polônia. Primeiro papa membro da SSVP, ele canonizou e beatificou grande número de personalidades contemporâneas, como a médica italiana Gianna Beretta Molla (1922-1962) e o cigano Ceferino Jimenez Malla (1861-1936), martirizado na Guerra Civil espanhola.

“Gesiel Júnior, meu amigo pessoal, tendo já publicado alguns livros sobre o tema, nos brinda com esta coletânea interessante por reunir, de modo objetivo, testemunhos de membros da SSVP que se santificaram no serviço aos pobres”, afirma no prefácio do livro o jornalista carioca Renato Lima de Oliveira, presidente-geral da SSVP.

Trabalho magnífico”

“Essa pesquisa de excelência é digna de louvor e aguardamos que, com a disseminação do seu conteúdo, as vidas dos santos que participaram de conferências vicentinas sejam mais conhecidas, e que outras pessoas, estimuladas por esses exemplos, possam também buscar a própria santificação”, acrescenta Renato Lima.

Juan Manuel Gómez, presidente do Conselho Nacional da SSVP da Espanha, classifica o livro de Gesiel como “trabalho magnífico”. Por isso há planos de traduzir “Santidade nas Conferências Vicentinas” nas línguas francesa, inglesa e espanhola. A primeira edição, em português, será distribuída no Brasil, em Portugal e nos cinco países lusófonos da África.

Segundo o autor, o seu novo livro, publicado pela Editora Gril e inspirado na Exortação Apostólica “Gaudete et exsultate”, do Papa Francisco, sobre o chamamento à santidade no mundo atual “foi feito para recordar, em especial, quem imitou a Jesus servidor dos pobres”.

O escritor cedeu os direitos autorais dessa hagiografia ao Conselho Geral da SSVP. “Porque a nós cabe o dever da memória, a fim de preservar tal patrimônio incomparável de obediência ao Deus vivo e à sua palavra de caridade”, conclui o pesquisador, que é autor de mais de 30 livros sobre a história de Avaré e região. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com