Notícias

Escritor conta vida da avó em livro “Soneto de Ercília”

Pesquisador Gesiel Júnior registra em micro-história a matriarca de sua família oriunda da antiga Santa Bárbara do Rio Pardo

Da Redação

“Soneto de Ercília”, o novo livro do pesquisador Gesiel Júnior, será lançado na tarde de sábado, 20 de abril, das 14h às 17h, no Balneário Mizael Marques Sobrinho, em Águas de Santa Bárbara.

O evento aberto ao público programado pela Secretaria da Cultura da estância hidromineral conta ainda com uma mostra de desenhos da artista plástica Ana Paula Taioqui e apresentação musical do instrumentista Renato Machado.

Impresso pela Editora Gril, o livro conta a vida da santa-barbarense Ercília de Oliveira Couto (1919-1996), avó materna do escritor, que também nasceu na antiga Santa Bárbara do Rio pardo. “É uma micro-história que poeticamente nos leva à travessia pelos líricos caminhos da mulher feita de oração que tanto amou o seu povo e a sua gente”, explica o autor.

Singela mãe de família, Dona Ercília, como foi respeitosamente tratada na cidade, era filha de Maximília Pinheiro, antiga servente das Escolas Reunidas, e do juiz de paz Guilherme Alexandre de Oliveira, que foi vereador na antiga Santa Bárbara do Rio Pardo nos anos 1910. Órfã ainda na infância, doceira e costureira, ela se casou em 1936 com o alfaiate José Rosa Couto, com quem teve quatro filhos, os quais lhe deram 9 netos, 16 bisnetos e dois trinetos.

Com capa ilustrada pelo premiado artista gráfico Luiz Carlos Fernandes, a publicação de 48 páginas terá preço simbólico de R$ 10. Toda a renda será destinada à Conferência Vicentina de Águas de Santa Bárbara, que antigamente teve Ercília como cooperadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com