Notícias

Canção de Praia Grande inunda Avaré e vence primeira Fampop virtual

Mar de Purpurina foi a vencedora da edição encerrada no domingo, 18 de abril, que foi transmitida integralmente pelo YouTube

Da Redação

A onda que se ergueu no mar de Praia Grande atingiu Avaré em cheio. A canção Mar de Purpurina foi a vencedora da 38ª Feira Avareense da Música Popular (Fampop), um dos festivais de MPB mais importantes do país.

A música é figurinha carimbada em festivais (basta dar uma olhada no YouTube), mas sua delicadeza convenceu o público e o júri.

Não por acaso, a cantora Jéssica Stephens – que defendeu a composição de Carlos Gomes representando a cidade do litoral paulista – também levou o prêmio de Melhor Intérprete.

Encerrada no domingo, 18, a edição produzida pela Du Javaro Produções Artísticas com apoio da Secretaria Municipal da Cultura entra para a história como a primeira integralmente transmitida pelo YouTube. O motivo é óbvio: a pandemia do coronavírus. Os recursos vieram do programa de fomento cultural do Estado de São Paulo e da Lei Aldir Blanc. 

Os concorrentes “subiram ao palco” por meio da exibição de vídeos anteriormente gravados. Apenas jurados e produção se reuniram no Centro Cultural, espaço que foi cedido pelo município para a realização do evento.

Só as atrações – a avareense Géssica Dorth, o duo Salomão Soares e Vanessa Moreno e o patrono Juca Novaes – tocaram ao vivo, mas ainda sem plateia. A exceção foi a banda instrumental Silibrina, cuja apresentação também já estava gravada.

Resultados

A Lenda e o Fogo (Marinho San/Belo Horizonte-MG) ficou em segundo lugar, seguida de Toda Palavra (Felipe Lucena/São Paulo-SP).

Trova do Violeiro Cansado (Beto Santos/Guarulhos-SP) conquistou a quarta posição e A Eternidade e o Grito (Manoel Gandra, Kiko Zamarian, Zé Renato Fressato/Paraguaçu-MG), defendida por estes dois últimos e por Erick Furlan, levou o quinto lugar.

O Zé e a Flor (Alexandre Lemos/São Paulo-SP), interpretada por Marcelo Barum, venceu a categoria Melhor Letra.

Já a categoria Melhor Instrumental foi para o choro Pra Sempre Chiquinha (Márcio Marinho e Victor Angeleas /Brasília-DF).

Melhor Música Avareense

Século Algum (Márcio Landi Cabral/Samuel Conrado), defendida pela banda de rock alternativo Varal Royal, venceu as categorias Melhor Música Avareense (Prêmio Flores) e o Prêmio Popular (Prêmio Clóvis Guerra), este último definido em votação pela internet. Os vencedores dividem a premiação de R$ 48 mil.

Confira a final completa no link abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com