Notícias

Andanças físicas e virtuais inspiram “Cantigas de Andar”, novo álbum do cantador Osni Ribeiro

Dialogando com temas atuais, mais recente trabalho do violeiro e compositor botucatuense já está disponível nas plataformas digitais

Da Redação

O violeiro Osni Ribeiro acaba de lançar o álbum “Cantigas de Andar”. Já disponível nas plataformas digitais, o mais recente trabalho do compositor botucatuense tem como inspiração as andanças pelos palcos do país.

E não só as físicas. “O andar artístico continuou e até ampliou-se em formato online durante a pandemia. Assim, o álbum revisita essas passagens e apresenta os frutos dessas interações”, explica Osni.

Todo esse universo está presente nas canções. São parcerias com poetas, músicos e pesquisadores dos quatro cantos do Brasil.

“Todas as músicas são parcerias. Pela primeira vez eu fiz isso”, conta ao Fora de Pauta. “A presença inédita de parceiros ampliou consideravelmente os sotaques, as linguagens e as temáticas musicais do disco”, continua o artista.

Viola, amor, desastre ambiental, desilusão, saudade e estrada são alguns dos assuntos trabalhados nas letras sob a ótica diferenciada do interiorano.

Caipira antenado

“Cantigas de Andar” faz referência às tradições culturais, mas propõe um diálogo com a atualidade. A busca pelo elemento universal, mostrando a contemporaneidade da música feita no interior de São Paulo, é um elemento persistente na obra do cantador Osni Ribeiro.

“É a música caipira, regional, que nos dá a oportunidade de sabermos quem somos e de onde viemos. Cuidar das raízes, sempre, mas sem perder de vista os brotos, flores e frutos, naturais do cultivar, inerentes à dinâmica da cultura”, reforça o artista.

Em termos musicais, a proposta se materializa na adoção de gêneros como a milonga, ritmo platino que costuma estar fora do escopo da música caipira.

Tem até um samba à lá Adoniran Barbosa, “Tanto Trem”, costurado pela inserção de falas saudosistas de ex-ferroviários.

Atualíssima, “Rio Amargo” tem o mérito de transformar a dor em algo belo, tudo graças ao poder transformador da poesia.

“Cantigas de Andar” reúne 13 canções. Clique no link https://tratore.ffm.to/cantigasdeandar para ouvir o trabalho.

Trajetória

Pesquisador e idealizador de projetos musicais, Osni Ribeiro começou sua trajetória em 1981.

Rodou São Paulo, Minas Gerais e Paraná participando de festivais de MPB. Em 2018, integrou a coletânea “Viola Paulista” lançada pelo SESC.

Fez parte de musicais como “Mazzaropi, o Carlitos Caipira”, “Sobre Trilhos e Canções”, “No Coração do Brasil – tributo à Tonico e Tinoco” e “SP Caipira”, entre outros projetos.

Sua discografia inclui os álbuns “Osni Ribeiro” (1994), “Bebericando” (1996) e “Arredores” (2018), além do mais recente trabalho.

“Rabiola”, seu primeiro álbum de viola instrumental, está em fase de produção. Confira abaixo a live de pré-lançamento de “Cantigas de Andar”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com