Aliando tradição oral e internet, estudante vira referência em pesquisa genealógica
Autodidata, Yuri Rossi Cardoso, 16, se transformou em fonte de consulta para quem busca informações sobre antepassados e prepara livro sobre famílias tradicionais de Óleo
Flávio Mantovani
A coleção de vovôs em miniatura fixada na parede do quarto diz muito sobre o estudante Yuri Rossi Cardoso, 16. Desde pequeno, ele preferia ouvir a conversa de pessoas mais velhas ao invés de brincar com outras crianças. Ficava encantado com os causos, muitos deles envolvendo o âmbito familiar.
O passo seguinte foi interrogar avós e parentes. Depois, quando já tinha certa autonomia, passou a circular pela cidade em busca de personagens que guardam parte da história oral de Óleo, sua terra natal.
Coletava nomes e datas e cruzava informações para montar a árvore genealógica de famílias antigas. Assim que o quebra-cabeça estava montado, o adolescente corria apresentar o resultado. A reação inicial era sempre de espanto. Depois vinham os agradecimentos.
“Os antigos eram muito reservados. Quando levo a alguém alguma informação desconhecida sobre seus antepassados, a pessoa fica espantada e curiosa pra saber como descobri aquilo”, conta o jovem ao Fora de Pauta.
Além de beber na fonte da tradição oral, instituição arraigada na cultura interiorana, Cardoso tem como aliado o Family Search, site mantido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
O adolescente passa aproximadamente três horas por dia buscando informações na plataforma, considerada o maior acervo de registros genealógicos do mundo. São 3,5 bilhões de cópias de documentos, incluindo óbitos, nascimentos e casamentos catalogados em todos os continentes.
Com os dados em mãos, ele monta árvores genealógicas apenas por prazer. Suas pesquisas englobam famílias de Manduri, Bernardino de Campos, Piraju e Santa Cruz do Rio Pardo, entre outras localidades. O panorama é muito maior, contudo, se for levada em consideração a referência à origem de imigrantes.
Projetos
Embora seja autodidata, Yuri já é considerado especialista no assunto. Além de travar diálogos em pé de igualdade com pessoas com o quádruplo da sua idade, ele costuma ser procurado por quem busca dados sobre antepassados.
E o que é uma paixão também pode se transformar num negócio. Recentemente, ele criou a Y&E Genealogist e já conseguiu o primeiro trabalho: um cliente que pleiteia a cidadania portuguesa.
O adolescente prepara ainda um livro sobre famílias tradicionais de Óleo (foto), entre elas a Barbosa Ferraz. Calvino, membro mais proeminente do clã, foi uma importante liderança no século passado e hoje dá nome à escola estadual do município.
O estudante não tem dúvidas sobre qual profissão seguir e a importância de sua contribuição. “Historiador. Já imaginou a emoção de desvendar um papiro? Aliás, gosto muito daquela frase: um povo sem memória é um povo sem história”.
Parabéns ao grande especialista. Cid Figueiredo
Parabéns Yuri,por seu empenho ,e destreza, é muito importante o seu trabalho ,Por exemplo estamos a procura de informações da família Barbosa.Sr Sebastião Barbosa e sua esposa Guilhermina vadilet Barbosa.Nada sabemos a respeito,tipo de onde vieram,origem,enfim,somos apenas nora,filhos e netos a procura de sua origem.O Sr Sebastião Barbosa residia na rua Pernambuco. É só o que sabemos.Gicariamos grátis por qualquer informação
Parabéns Yuri.
Que ver bom ver os jovens fazendo genealogia. Também faço genealogia de meus parentes. Encontrei seu nome no FamilySearch.org.
Um abraço.
Sensacional!