Notícias

Uma das mais antigas da região, Folia de Reis do Dourado completa 92 anos

Além de preservar o aspecto religioso da manifestação cultural, grupo mantém tradição de peregrinar em busca de donativos

Da Redação

A Folia de Reis do Dourado, bairro localizado na zona rural de Bernardino de Campos, está prestes a completar 92 anos.

Além de preservar o aspecto religioso da manifestação cultural, ligado à adoração e anunciação de Cristo pelos três reis magos, o grupo mantém a tradição de peregrinar pela região em busca de donativos.

Os foliões viajam de Kombi. O desembarque nas residências inclui música e a apresentação da bandeira aos proprietários do imóvel. Os visitantes costumam ser recebidos com mesa farta.

Os mantimentos são revertidos para a festa promovida em janeiro, quando há distribuição de comida ao público.

Animais e objetos doados pelos fiéis vão a leilão, cuja renda é empregada no custeio da festividade e no financiamento de edições posteriores. A edição de 2020 acontece no dia 24 de janeiro.

Tudo é organizado de forma voluntária pelos moradores da localidade. O terço é rezado às 15 horas e a programação inclui ainda apresentação de catira e a participação de duplas caipiras.

Preservar a tradição é uma preocupação para a Folia de Reis do Dourado. Para tanto, o grupo tem conseguido incluir os mais jovens na atividade.

A tecnologia também vem dando uma ajudinha na luta para salvaguardar a memória. Cada passo da trupe é registrada na página no Facebook. (Clique aqui).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com