Notícias

Secretário detalha propostas da Cultura para antigas estações

Caso obtenha aval da União, municipalidade afirma que pretende implantar oficinas culturais e museu ferroviário nos prédios históricos abandonados

DA REDAÇÃO

Em entrevista ao Fora de Pauta, o secretário da Cultura de Avaré, Diego Beraldo, detalhou as propostas da pasta para as antigas estações ferroviárias de Avaré caso a União permita a utilização dos imóveis pelo município.

Segundo o divulgado, a solicitação referente ao prédio situado na Rua Lineu Prestes foi feita ao ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Lessa, durante sua passagem pela cidade no último dia 10.

“Caso a União atenda ao nosso pedido, a ideia é levar ao local oficinas culturais de criação de instrumentos (luthieria), curso de fotografia, já que lá tem um visual externo muito bacana, e transferir algumas oficinas que estão no Centro Cultural, como a Capoeira Cultural. Além de ser um braço para novos projetos”, afirmou Beraldo.

O imóvel foi construído nos anos 50 e desativado na década de 90 com o fim dos trens de passageiros.

Já a estação localizada na Rua Major Rangel deve ser transformada em museu ferroviário. “Temos uma reunião com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no dia 29. Lá seria um museu ferroviário e um café que teria música ao vivo em determinados dias da semana”, afirma o secretário.

O prédio foi inaugurado em 1886, passou por transformações na década de 30 e acabou desativado nos anos 50 após a transferência da plataforma para a zona sul da cidade.

Sem prazo

Não há informações, contudo, sobre prazos para a conclusão da tramitação. Também não está claro de onde virão os recursos para a revitalização dos imóveis históricos, que apresentam deterioração estrutural e são alvo de ocupação irregular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com