Referência na produção artesanal, Casa das Artes completa 32 anos
Instituição surgiu graças ao empenho de um grupo de ativistas culturais sob a liderança da voluntária Floriza Souto Fernandes, que em 2003 emprestou seu nome à repartição municipal
Da Redação
Inaugurada pela Prefeitura em 1986, a Casa de Artes e Artesanato completou 32 anos em setembro. Ponto de encontro de artistas e artesãos desde então, o espaço tem o propósito de estimular produção artesanal de Avaré.
A instituição surgiu graças ao empenho de um grupo de ativistas culturais sob a liderança da voluntária Floriza Souto Fernandes, que em 2003 emprestou seu nome à repartição municipal que atualmente reúne 82 artesãos da cidade.
“Estamos abertos a receber quem mora aqui e faz produtos artesanais”, explica Adriana Barreto Gonçalves, que desde 1999 dirige as atividades da casa instalada no Centro Cultural “Esther Pires Novaes”.
Produtos e cursos
O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e aos sábados, das 9h às 15. O visitante encontra uma variedade de produtos típicos da cidade. O atendimento para grupos de turistas é feito pelos hotéis com agendamento prévio.
Periodicamente, a Casa de Artes e Artesanato oferece ainda diversos cursos ao público, como corte e costura, pintura em tela, tecido e madeira, decoupagem, crochê, tricô, bordados do tempo da vovó, macramê e etc. Atualmente estão ali ministrando cursos os artistas Waldir Bronson, Therezinha Rodrigues e Neuza Ferrari.
Além disso, sua equipe promove eventos que integram o calendário cultural, como o Chá dos Artistas (realizado trimestralmente para prestigiar quem se dedica às artes), o Encontro de Artesãos (a cada quatro meses), o Encontro de Ceramistas e o Café com Amigos, feito para comemorar o aniversário da Casa, em setembro.
Natal
Outro costume que envolve os artesãos e artistas locais é a celebração do Natal. Este ano, o artista plástico F. Tegani, a exemplo de anos anteriores, está trabalhando voluntariamente na confecção dos personagens do presépio em tamanho natural.
“Agradecemos quem já ajudou e continuamos contando com a cooperação da comunidade para juntos prepararmos o Natal Espetacular”, destaca Vera Lúcia Takeda Clemente, presidente da Casa de Artes e Artesanato.
Vem sendo feita a coleta de garrafas pet para executar os enfeites artesanais que vão ornamentar a cidade. A iniciativa conta com o apoio das secretarias da Cultura, Turismo e do Fundo Social de Solidariedade.