Acontecendo...

Patronos da Fampop são retirados de lista de personalidades da Fundação Palmares

Gilberto Gil e Milton Nascimento saíram da relação após portaria definir apenas homenagens póstumas; jurada Alaíde Costa também foi excluída

Da Redação

Dois patronos da Feira Avareense de Música Popular (Fampop) foram retirados da lista de personalidades negras da Fundação Palmares.

O presidente Sérgio Camargo afirmou que a entidade vai manter apenas homenagens póstumas. A decisão, contudo, gerou controvérsia. Críticos afirmam que a medida tem cunho ideológico.

Gilberto Gil, patrono na Fampop em 1988, é um dos excluídos. Esse foi o mesmo destino de Milton Nascimento, patrono da edição realizada em 2002.

A cantora Alaíde Costa, que foi jurada em 1988, 1989, 1990, 1991 e 1996, também foi retirada da lista de personalidades negras.

A portaria assinada por Camargo, que nega a existência de racismo estrutural no Brasil, entrou em vigor no dia 1º de dezembro.

Outras exclusões

A deputada Benedita da Silva e a ex-ministra Marina Silva já foram retiradas anteriormente. Fundada em 1988 pelo Governo Federal, a instituição pública é voltada para promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com