Notícias

Novo livro de Gesiel Júnior resgata primórdios do catolicismo em Avaré

Obra “O patrimônio de Nossa Senhora das Dores” encerra festa dos 150 anos da mais antiga paróquia da região

Jornal A Comarca/26 de novembro de 2021 

Autor de quarenta e três livros sobre a história de Avaré e região, o escritor e acadêmico Gesiel Júnior vai lançar no dia 11 de dezembro “O patrimônio de Nossa Senhora das Dores”, título do volume no qual revela aspectos e detalhes ainda desconhecidos a respeito das origens da cidade, a partir da sua organização religiosa ocorrida em 1870, ano da criação de sua primeira paróquia.

Para o padre Bruno Oliveira, o primeiro avareense a exercer o cargo de pároco do Santuário de Nossa Senhora das Dores, a obra é resultado “de uma dedicada e afetuosa pesquisa realizada pelo renomado escritor Gesiel Júnior e que se torna, a partir de agora, o principal material de leitura e consulta para que todo católico avareense aprenda como seus antepassados foram comprometidos e, ao mesmo tempo, se questione sobre o tamanho da responsabilidade que hoje possui, de levar adiante o compromisso moral e material de amor a Jesus Cristo e a devoção à Virgem Maria na continuação desta história”.

Com selo da Editora Gril, o livro de 72 páginas em formato amplo traz mais de cem imagens de pessoas, fatos e documentos, incluindo os primeiros batismos, casamentos e óbitos. “Os registros enaltecem os personagens decisivos, mostram tanto a presença forte do clero, como a ação empreendedora de figuras memoráveis do laicato, os quais realmente comprovam a força do testemunho eclesial, em diferentes contextos, tradições e mentalidades”, diz o autor.

Dentre as novidades o leitor conhecerá dados inéditos, como qual dos padres foi prefeito de Avaré, qual dos antigos párocos é candidato a santo (seu processo de beatificação já tramita no Vaticano), saberá a identidade da primeira freira nascida na cidade e quais os leigos que mais cooperaram para erguer aquela que é considerada uma das mais belas igrejas do país.

Renda para restauro

O pároco informa que o novo livro conclui as comemorações do sesquicentenário paroquial e o lançamento para a comunidade está programado para a noite do sábado, 11 de dezembro, a partir das 20 horas, no Centro Pastoral Monsenhor Celso.

A impressão da publicação historiográfica teve integral apoio cultural de herdeiros de benfeitores paroquiais e o seu autor ofereceu a tiragem para ser vendida em favor do restauro dos vitrais e da revitalização dos sinos do templo.

“O livro aponta para o berço desta cidade, para um fascinante lugar sagrado, onde fui ungido com o sacramento da confirmação. Peço a bênção da padroeira aos que cooperaram generosamente para torná-lo impresso”, afirmou Gesiel.

Dentre os apoiadores estão as professoras Biba Lutti, Dora Ferreira, Maria Elisa Martins e Margarida Novaes, os empresários Marcos Fernandes, Ovídio Faria e Gilberto Tenor, as irmãs Gília Bannwart Lotufo, Maria Inês Bannwart Pereira e Sílvia Bannwart e os irmãos Sílvio Ferreira, Fernando Ferreira e Roberto Ragazzini Ferreira.

Serviço

O exemplar custa R$ 50 e já pode ser adquirido na secretaria paroquial. Informações pelos telefones (14) 3732-0154 e 3733-5056.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com