Notícias

Museu abre mostra interativa sobre evolução dos videogames

Aberta ao público, exposição apresenta 30 consoles diferentes e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro Avareense de Integração Cultural

Da Redação

O Museu Municipal “Anita Ferreira De Maria” acaba de inaugurar uma mostra sobre a história dos videogames.

Aberta ao público, a exposição apresenta 30 consoles diferentes e pode ser visitada até o final de agosto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no espaço do Centro Avareense de Integração Cultural (Caic).

A iniciativa conta com peças cedidas pelo colecionador Wagner Corsino Leite. “Jogo videogame desde os 9 anos de idade. A partir de 2010, comecei a resgatar aparelhos mais antigos. Primeiro encontrei numa caixa de brinquedos um Megadrive 2 e então fui atrás de um Nintendo 64. Assim surgiu minha coleção”, revela.

Interativa

A mostra é interativa. “O visitante poderá até jogar usando o televisor disponibilizado, além de ver as peças dos jogos eletrônicos comercializados no Brasil nos anos 1970 e 1980, quando se tornaram uma forma popular de entretenimento e uma parte da cultura moderna”, afirma Gesiel Theodoro Neto, diretor do Museu.

Para muitos, o primeiro jogo eletrônico da história foi desenvolvido em 1962 por Slug Russel, Wayne Witanen e Martin Graetz, colegas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), EUA.

Com a proposta de criar distração para as horas vagas, os estudantes idealizaram um jogo de batalha espacial capaz de rodar nos arcaicos computadores DEC PDP-1: o SpaceWar.

Pracinhas

Quem for ao Museu também poderá visitar a terceira mostra da série sobre a 2ª Guerra Mundial, que desta vez apresenta o acervo relacionado à atuação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) nos campos da Itália cedido pelo colecionador Marcus Carmo. Outras informações pelo telefone 9 9904-0073.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com