Notícias

Mostra celebra centenário do escultor Fausto Mazzola

Artista é autor das principais esculturas que ornamentam praças de Avaré

Da Redação  

Avaré celebra em 2018 os 100 anos de nascimento do professor Fausto Mazzola, autor das principais esculturas que ornamentam as praças da cidade.

Para comemorar a data, a Secretaria da Cultura prepara uma série de eventos, entre eles a mostra organizada pelo Museu Municipal “Anita Ferreira De Maria” que será iniciada na próxima segunda-feira, 20.

A exposição é aberta ao público. “Vamos mostrar, em especial aos estudantes, o significado dos monumentos do escultor Fausto Mazzola e um pouco da sua história de amor às artes. Vale a pena conhecer a vida desse admirável educador que muito fez pela cultura em Avaré e que merece nossa homenagem”, destacou o diretor Gesiel Theodoro Neto.

A exposição inclui artefatos e peças do ateliê de Mazzola, telas do artista cedidas pela família e coleção fotográfica, além de documentos e curiosidades.

A entrada é gratuita. O museu que, funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, fica no bosque do Centro Avareense de Integração Cultural (Caic). O endereço é Rua Minas Gerais, nº 279, centro.

Biografia

Paulistano nascido em 30 de setembro de 1918, Fausto Mazzola trabalhou em Avaré entre os anos de 1957 e 1962, quando foi diretor da Escola Artesanal Jânio Quadros, atual Escola Estadual Paulo Novaes.

Voluntariamente, ele esculpiu a estátua do Desbravador e o entorno do Relógio de Sol, elaborou o desenho do piso em mosaico português da praça da Concha Acústica, criou o monumento ao Expedicionário e a Fonte das Artes, no Largo São João, além dos bustos do coronel João Cruz e do monsenhor Celso Ferreira.

Recebeu, em 1959, o título de Cidadão Avareense. Faleceu em Campinas, onde viveu seus últimos anos, no dia 21 de abril de 2004.

Desfile

Por meio da Lei nº 2.180/18, o prefeito Jô Silvestre instituiu o “Ano do Escultor Fausto Mazzola” no município.

A data terá ênfase com a comemoração do centenário do artista no desfile festivo de aniversário da cidade no domingo, 16 de setembro. Escolas das redes pública e particular estão preparando alegorias com seus alunos para homenagear Mazzola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com