Misticismo e xixi em grupo: as aventuras de um escritor do interior de SP na África
Idealizador da Filos, editora independente sediada em Cerqueira César, Ismael Tavernaro Filho visita Angola com proposta de abrir filial e participar de projetos sociais
Flávio Mantovani
Assim que o ônibus parou na beira da estrada para que os passageiros pudessem “ir ao banheiro”, o escritor Ismael Tavernaro Filho se afastou do coletivo.
O empreendedor viajava por Angola, na África, em um veículo sem sanitário. Era natural, portanto, que cada passageiro buscasse um local mais reservado para fazer suas necessidades.
Tavernaro, contudo, recebeu uma reprimenda do guia. Ele foi informado que deveria urinar ali mesmo, em meio a homens e mulheres, algo normal na cultura local.
“Se você for distante, você pode sumir misteriosamente”, disse o guia. “E não é sumir porque algum bicho te pegou”, explica o escritor. “É sumir no sentido místico”, relatou o viajante em um story no Facebook.
Essa é apenas uma das passagens inusitadas vividas por Tavernaro no país africano. O escritor e filósofo é idealizador da Filos, editora independente localizada em Cerqueira César.
Filial e intercâmbio cultural
O empreendedor embarcou para a África no dia 9 de novembro. Ele afirma que a editora planeja abrir uma filial na cidade de Benguela e prestar serviços editoriais a escritores angolanos e brasileiros.
“A nova unidade será um ponto de apoio para escritores locais e estrangeiros, oferecendo desde revisão e diagramação até estratégias de marketing e distribuição internacional de livros”, diz ao Fora de Pauta diretamente do país africano, por meio de WhatsApp.
Paralelamente, Ismael tem visitado comunidades isoladas e participado de projetos sociais em Angola.
O empreendedor – que já participou de diversas iniciativas semelhantes Brasil afora – diz que a Filos pretende fortalecer sua atuação social no país por meio da arte, cultura e inclusão.
Escritor com crianças de projeto social em Angola
Misticismo
Outra passagem impactante para o escritor foi a chegada à tribo dos mumuilas. “Aquele momento em que você percebe que está longe de casa e, por um instante, os olhos ficam cheios d’água”, escreveu numa postagem.
Mas o escritor faz mistério em relação ao aspecto místico do país. Ele disse que não vai postar vídeos sobre coisas incomuns (sobrenaturais?) que tem presenciado por lá.
“É um negócio muito delicado, vocês não tem a dimensão do que é o misticismo aqui”, relata em vídeo. E termina sem dar detalhes: “É isso, não dá pra falar mais”.
Ismael Tavernaro segue sua viagem pelo continente africano até 1º de dezembro, quando embarca para o Brasil. Ele espera ainda passar pela Namíbia nesse meio tempo.
Confira as aventuras do escritor no https://www.facebook.com/ismael.tavernarofilho
“Aquele momento em que você percebe que está longe de casa”, relatou o escritor de Cerqueira César