Memória: Show de Rita Lee na Fampop em 1996 teve mulher nua no palco
Performance de modelo durante execução da música “Miss Brasil 2000” foi rápida, mas o suficiente para entrar pra história do festival avareense
Flávio Mantovani
Um pouco da irreverência de Rita Lee, que morreu na segunda-feira, 8 de maio, aos 75 anos, pôde ser vista durante a 14ª Feira Avareense da Música Popular (Fampop).
Uma mulher ficou nua no palco durante a execução da música “Miss Brasil 2000”. O episódio foi rápido, mas sobrevive até hoje no inconsciente coletivo avareense.
O jornalista Fernando Lopes testemunhou a cena. “A modelo subiu vestida de miss, com manto e coroa na cabeça. No meio do palco, ela abre o manto. Estava totalmente nua. O fato se repetiu mais duas vezes, nas duas extremidades do palco. Durou alguns eternos segundos”, relata ao Fora de Pauta.
Quem também presenciou o episódio foi a inspetora de alunos Ana Sampaio. “Eu, aos 16 anos na época, achei a coisa mais transgressora do mundo”.
Performance
A performance fazia parte da turnê “Marca da Zorra” e foi repetida em outros shows, esclarece o cantor, compositor e produtor Juca Novaes, um dos criadores da Fampop.
A resposta era sempre a mesma: o público constatava – atônito – que a mulher estava sem nada por baixo.
A encenação em Avaré durou uma fração de segundo, mas foi o suficiente pra engrossar o caldo do folclore relacionado à Fampop.
A edição realizada em 1996 no Ginásio Kim Negrão teve como patrono o cantor e compositor Djavan.
“Acessível”
Juca Novaes revela ainda outro aspecto marcante pra ele sobre a artista. “Rita Lee foi muito acessível às pessoas que iam até o hotel conversar com ela”, ressalta o produtor.
Outro episódio que entrou pra história da Fampop foi protagonizado por ninguém menos que Tim Maia.
Clique aqui e leia a reportagem do Fora de Pauta sobre o polêmico show do cantor carioca.
OBS: as imagens são de autoria do fotógrafo Edel Coradi/Avaré Color.