Notícias

Homenagem de dupla sertaneja e ator em cana: curiosidades da novela “Cavalo de Aço” escrita pelo avareense Walther Negrão

Exibida pela TV Globo em 1973, obra que precisou ser mudada cinco vezes por imposição da Censura Federal é única incursão do autor no “horário das oito”

Flávio Mantovani

Exibida pela TV Globo em 1973, “Cavalo de Aço” foi a única novela do avareense Walther Negrão a ir ao ar no “horário das oito”, faixa nobre da teledramaturgia brasileira.

O título faz alusão à moto do herói da trama, o personagem Rodrigo interpretado por Tarcísio Meira. Rodrigo, cujos pais foram assassinados, chega à cidade de Vila da Prata, no interior do Paraná, em busca de vingança. Seu objetivo é reconquistar as terras da família.

Curiosidades

“Cavalo de Aço” é envolta em uma série de curiosidades de bastidores. A novela teve problemas com a Censura Federal, que não gostou nada de ver o tema “reforma agrária” incluído na sinopse original.

Diante das interferências da Censura, o autor Walther Negrão precisou mudar a história cinco vezes, correndo o risco de tornar a narrativa inconsistente.

A solução veio com um mistério policial: quem matou o vilão Max (Zbigniew Ziembinski), poderoso proprietário de terras que dominava aquelas paragens?

O mistério sobre a identidade do assassino, só revelado nos capítulos finais, recolocou a novela nos trilhos, explica o Memória Globo.

Glória Menezes e Tarcísio Meira em cena de “Cavalo de Aço” (Foto: Acervo Globo) 

Prisão de ator

Como se não bastasse, o ator Carlos Vereza, que interpretava o personagem Santo, foi preso pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) durante as gravações.

Os militares achavam que Vereza sabia o paradeiro de um dos guerrilheiros mais procurados da época.

Segundo o ator, os militares queriam uma informação ainda mais preciosa: quem matou o velho Max? Sim, o personagem da novela. Vereza, que não deu com a língua nos dentes, foi solto dias depois e voltou às gravações.

Homenagem de Milionário e José Rico

Outra curiosidade sobre a novela “Cavalo de Aço” é a homenagem em forma de música feita em 1985 pela dupla sertaneja Milionário e José Rico.

Na composição que integra o LP “Minha Prece”, os gargantas de ouro do Brasil citam a “grande novela, que nos despertou interesse profundo em cada mistério que existe nela”.

Depois de fazer referência ao protagonista e parabenizar a televisão pela transmissão da obra, a canção termina com os intérpretes mandando “um abraço meu” aos personagens da novela.

Sem “Vale a Pena Ver de Novo”

“Cavalo de Aço” teve a árdua missão de substituir “Selva de Pedra”, sucesso de Janete Clair que consolidou o processo de modernização da telenovela brasileira.

Segundo consta, as fitas de “Cavalo de Aço” se perderam em um incêndio, deixando o público órfão pra sempre desse clássico da televisão brasileira escrito por um avareense. Restam apenas alguns fragmentos na internet.

Com direção de Walter Avancini, “Cavalo de Aço” foi exibida entre 22 de janeiro e 21 de agosto de 1973, totalizando 179 capítulos. Ouça abaixo a música “Cavalo de Aço” da dupla Milionário e José Rico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com