Cultura faz balanço de atividades desenvolvidas em 2017
Pasta comemorou o público registrado no show da banda mineira Jota Quest durante a 35ª Fampop (foto) e elencou ainda projetos viabilizados por meio de parceria
DA REDAÇÃO
A Secretaria da Cultura de Avaré divulgou um balanço das atividades desenvolvidas em 2017. Algumas das ações foram implementadas em parceria com os governos do Estado e da União, bem como com a iniciativa privada.
Entre as atrações criadas está a Oficina de Dança, que oferece gratuitamente aulas de Zumba e Dança de Salão. Há ainda curso de Modelo, Manequim, Moda e Comportamento. Outra realização foi o 1º Arraiá no Centro Cultural Esther Pires Novaes e o Flashback Cultural, que trouxe danças marcantes dos anos 70 e 90.
Paralelamente, a Secretaria da Cultura promoveu mostras simultâneas sobre temas diversos no Paço Municipal, no Centro Cultural Esther Pires Novaes, no Museu Histórico Anita Ferreira De Maria e no Poupatempo.
Fampop
A Secretaria destaca ainda a colaboração de parceiros na organização da 35 ª Feira Avareense da Música Popular (Fampop). Segundo a pasta, a parceria resultou numa economia estimada em R$ 80 mil aos cofres públicos. “A Fampop voltou a atrair grandes públicos, como no espetáculo da banda Jota Quest”, afirma a nota. O Arraiá do Nhô Musa e a Semana do Folclore completam a lista.
Em parceria com o Governo do Estado, o Projeto Guri ofereceu 362 vagas para cursos de clarinete, contrabaixo, coral infantil, coral juvenil, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo. Para 2018 serão disponibilizadas 400 vagas aos estudantes avareenses.
Já o Circuito Sesc Paulista realizado em maio trouxe para Avaré música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura. Outra iniciativa é a Capoeira Cultural. Parceria com a Abadá Capoeira, o projeto ensina gratuitamente a prática dessa mistura de arte marcial, esporte, cultura popular e música.
A Secretaria Municipal da Cultura disponibilizou internet e novo equipamento de som para o Centro Cultural. Além disso, desde agosto estão funcionando os sanitários adaptados num dos prédios instalados no Centro Avareense de Integração Cultural (Caic). Primeiros na cidade com acessibilidade de acordo com a municipalidade, eles ficam abertos das 7h às 17 horas, de segunda à sexta-feira.
Leitura
Para estimular a leitura em espaços públicos, a equipe da Biblioteca Municipal usou geladeiras desativadas que, voluntariamente decoradas por artistas plásticos, foram postas à disposição da comunidade como porta-livros. Duas Geladeirotecas já estão em atividade: uma no Centro de Saúde I e outra no Poupatempo.
Ainda segundo o balanço, o Coral Municipal de Avaré ganhou mais integrantes e passou a fazer apresentações em cidades da região. Os coristas também prestigiam os eventos e projetos locais, tendo animado as comemorações natalinas em praça pública.