Cultura abre inscrição para oficinas de roteiro e entrevista para documentários
Atividades são gratuitas e acontecem na próxima semana no Centro Cultural “Esther Pires Novaes”; vagas são limitadas
Da Redação
A Prefeitura de Avaré, através da Secretaria da Cultura e por meio de parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), promove na semana que vem duas atividades gratuitas: as oficinas de audiovisual e de produção de entrevistas.
Intitulada “Roteiro e estrutura narrativa de audiovisual”, a primeira acontece na segunda-feira, 29 de outubro, das 18h30 às 22h30, no Centro Cultural “Esther Pires Novaes”.
Ainda há 12 vagas e os interessados deverão se cadastrar pelo telefone (14) 99774-6933, informando nome completo e um número para contato (de preferência, com WhatsApp). A idade mínima é de 16 anos.
A atividade inclui uma introdução sobre estrutura narrativa de obras audiovisuais e apresenta os principais elementos de uma história e as técnicas utilizadas para organizá-los. Ao final, os participantes conhecerão os princípios que guiam a criação de filmes envolventes e significativos.
Já a segunda oficina traz o tema “Como Fazer Entrevistas Melhores para Documentários”. Com 20 vagas disponíveis, o evento está programado para terça-feira, 30 de outubro, das 18h30 às 22h30, também no Centro Cultural.
Entrevistas são a base da maioria dos documentários. Portanto, saber entrevistar é essencial para realizar filmes relevantes. Para os espectadores, pode parecer fácil realizá-las. Mas existem conhecimentos que, se aplicados com sensibilidade, transformam uma entrevista em algo especial. O objetivo desta oficina é ensinar e praticar esses conhecimentos.
O palestrante
Ambos os cursos serão ministrados pelo documentarista Bruno Carneiro, formado em Cinema e Vídeo pela Universidade de São Paulo.
Desde o ano 2000, ele trabalha como roteirista e assistente de direção em formatos variados de audiovisual. Dirigiu 21 documentários, tendo cuidado do roteiro de quase todos eles, além de desenvolver outras atividades do gênero.