Acontecendo...

Cantora paulistana celebra família musical e mostra competência técnica no disco “Entre Nós”

Com produção caprichada e arranjos sofisticados, trabalho da intérprete que tem um pezinho no interior apresenta nível artístico digno dos grandes nomes da MPB

Da Redação

Há algumas características bem marcantes no disco Entre Nós, trabalho que a cantora paulistana Patrícia Nabeiro acaba de lançar.

A primeira delas é a homenagem que a intérprete faz à sua família musical, tendo como ponto de partida a memória do pai Valter Nabeiro, que legou aos filhos o gosto pela música.

O disco abre com O Pensador, composição do patriarca que morreu em abril de 2018 com o violonista Odair Felício. Na vinheta inicial, “Vartão” – como era conhecido – aparece numa gravação caseira cantando o refrão da faixa, uma adaptação do verso atribuído ao filósofo Nietzsche: “Sem a música a vida seria um erro/ Foi o que ele escreveu/ Assim também penso eu”.

Em seguida, o clã Nabeiro entra em cena: Márcia, irmã de Patrícia, declama um poema enquanto a mãe Albina e as irmãs Ângela, Ana Luzia e Rosa Maria fazem o vocal. Já o irmão Júnior comanda o violão e o cavaquinho.

A composição faz jus ao espírito da família. Na pequena Óleo, terra natal do pai que a cantora conhece bem desde a infância, “Vartão” ainda é sinônimo de música: comandava quermesses e era presença garantida em qualquer roda onde houvesse violão, percussão ou sanfona.

Intérprete competente

Outra característica marcante é competência técnica que a intérprete exibe no trabalho. Apesar do lastro vocal, Patrícia coloca o pé no freio ao interpretar cada faixa com precisão e delicadeza. A regravação de Alma Nua (Vander Lee), acompanhada só ao piano, mostra bem sua capacidade de evitar arroubos vocais, armadilha que só cantoras experimentadas conseguem evitar.

O samba permeia todo o disco, que inclui também músicas da cantora feitas em parceria. Mas Entre Nós vai além: tem o baião Tá com pressa? (Ricardo Luiz Bronx) e a minimalista Compostelana (Adolar Marin/Flávvio Alves), um dos pontos altos.

A poética djavaniana é reverenciada em 7 Sabores (Mônica Marsola/Carolini Lucci) enquanto a jazzística Samba da Volta, parceria da cantora com José W. Pereira, mostra a porção compositora de Patrícia Nabeiro.

Com produção caprichada e arranjos sofisticados, Entre Nós – um disco que poderia ficar restrito ao ambiente familiar ou pender para o emocionalismo – apresenta nível artístico digno dos grandes nomes da MPB. E tem tudo pra cair no gosto do público.  

O trabalho está disponível no canal da artista no YouTube. Mais informações no Facebook ou pelo telefone (11) 9 9741-2965.

Reprodução da contracapa e capa do disco “Entre Nós”

2 comentários sobre “Cantora paulistana celebra família musical e mostra competência técnica no disco “Entre Nós”

  • Lindo trabalho da Patricia, que tive o prazer de acompanhar a evolução no Estúdio Jaburu. Parabéns também para a produção dos alquimistas Beto Marsola e Alexandre Morales (Bucha)

    Resposta
  • Maravilhoso trabalho permeado por tanto mimo e carinho por todos participantes??

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com