Segura, peão: Emapa pode ser palco da próxima Fampop
DA REDAÇÃO
Prevista para setembro, a 35ª edição da Feira Avareense da Música Popular (Fampop) pode ser realizada no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, popularmente conhecido como Emapa.
A informação foi publicada com exclusividade pelo jornal A Comarca. Segundo a matéria, o prefeito Jô Silvestre teria determinado ainda a contratação de shows populares com o intuito de atrair público. O cantor Tiago Iorc estaria entre os cotados.
Caso a possibilidade se confirme, essa não será a primeira vez que a proposta do festival é ignorada. Em 2006, durante a gestão do ex-prefeito Joselyr Silvestre, a cantora Wanessa Camargo foi uma das atrações do evento, o que gerou estranhamento.
Na avaliação de fontes ouvidas pelo Fora de Pauta, os shows comerciais já têm espaço consolidado no mercado local do entretenimento. Para elas, classificar como bem sucedido o festival levando em consideração apenas a quantidade de presentes demonstra a falta de familiaridade com a proposta conceitual da Fampop, um dos festivais mais importantes do país.
“Primeiro que os shows não devem ser o mais importante na feira, que tem como foco prioritário a nova canção. Segundo que a MPB, principalmente no interior, já vive debaixo da monocultura da música comercial. Se um evento como a Fampop, portanto, adere a isso, as portas ficam ainda mais fechadas para esse segmento e seu público. Não se trata de elitismo, e sim de defender o pouco espaço que temos. É uma questão de democracia, pra falar a verdade”, disse um músico.