Proteção doada ao município cria novo espaço cultural no Caic
Oferta do juiz aposentado Benjamin Ferreira, portões foram instalados no acesso ao Memorial Djanira e à Biblioteca Municipal
Da Redação
Dois portões foram instalados essa semana no Centro Avareense de Integração Cultural (Caic). Fruto de doação, a proteção fica na área de acesso ao Memorial Djanira e à Biblioteca Municipal “Professor Francisco Rodrigues dos Santos”.
Avaliadas em R$ 6 mil, as peças de aço foram confeccionadas pela Serralheria Santa Terezinha. “Em nome da Prefeitura, merece louvor quem generosa e discretamente trabalha em favor da conservação dos nossos bens culturais. Neste sentido, agradecemos ao doutor Benjamin Flávio de Almeida Ferreira, nosso benfeitor, por mais esse gesto de cidadania”, enfatiza o secretário da Cultura Diego Beraldo.
Área nova
Projetados pelo arquiteto Eduardo Augusto Zanella Júnior a pedido do doador, os portões de ferro têm grades artísticas de aço galvanizado de duas polegadas.
O empreendimento previamente aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Condephac) vai garantir proteção ao local – que é tombado – e cria ali mais uma área para eventos do setor, informou a municipalidade.
“Ganhamos novo espaço para mostrar ao público o que Avaré tem de melhor no seu universo cultural”, observou o professor Gesiel Theodoro Neto, diretor do Museu Municipal “Anita Ferreira De Maria”.
A bibliotecária Suzely Dainezi também vê na iniciativa meios para promover atividades literárias. “É um presente inesperado que recebemos numa boa hora”, destacou.