Notícias

Programação cultural itinerante alcança 40 mil espectadores

Projetos “Contação de Histórias” e “Estradafora” circularam durante três meses pela região de Avaré e por municípios paranaenses da Bacia do Paranapanema

DA REDAÇÃO

Após três meses de atividade, os projetos “Contação de Histórias” e “Estradafora” encerraram suas apresentações contabilizando 40 mil espectadores.

Promovidos pela ONG Teatro de Tábuas, com patrocínio da Rio Paranapanema Energia, os eventos passaram por municípios paulistas e paranaenses da Bacia do Paranapanema, incluindo a região de Avaré.

Segundo o balanço, escolas municipais de 30 cidades receberam 118 sessões do projeto “Contação de Histórias”, com a participação de mais de 14 mil crianças de 3 a 10 anos. “A menina e o pássaro encantado” e “Como nasceu a alegria” foram as obras selecionadas para apresentar ao público infantil o universo do educador e filósofo Rubem Alves.

Foram ainda promovidos workshops para 567 professores de 19 cidades. O objetivo foi abordar o processo criativo e as técnicas de contar histórias para estimular o seu uso no cotidiano escolar.

Já o projeto “Estradafora” proporcionou 253 sessões de cinema e teatro gratuitas em 25 cidades, alcançando mais de 25 mil espectadores. Por meio de parceria com as secretarias municipais de Educação, foram atendidos estudantes das escolas públicas.

O projeto levou sua sala inflável de teatro e cinema (foto), com 140 lugares, e cada cidade pôde montar a própria programação a partir de um menu de filmes disponibilizado, além da peça teatral “Correntes”, montagem do Teatro de Tábuas.

Acesso à cultura

As cidades contempladas são vizinhas das hidrelétricas operadas pela Rio Paranapanema Energia – uma subsidiária do Grupo CTG no Brasil. De acordo com a companhia, os patrocínios são uma forma de contribuir com as comunidades, favorecendo o acesso dos moradores à cultura e ao lazer.

“Promovemos nossas ações de forma cada vez mais significativa e coordenada para o desenvolvimento social, ambiental e econômico, de modo a deixar uma contribuição positiva para as comunidades onde atuamos”, expõe Salete da Hora, gerente de Comunicação da CTG Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com