Prêmio instrumental da Fampop vai ganhar nome do violonista Teixeira
Músico que morreu em abril era referência nacional no choro e foi professor de artistas que hoje são nomes de peso
Da Redação
A Secretaria Municipal da Cultura pretende dar o nome do violonista Antônio Teixeira de Abreu ao prêmio instrumental da Feira Avareense da Música Popular (Fampop).
A informação foi obtida com exclusividade pelo Fora de Pauta. Morto em abril, o músico paulistano que viveu em Avaré era referência nacional no choro. A obra do artista foi retratada no filme lançado no ano passado pela Emncena Filmes, produtora independente dirigida pelo cineasta Amauri Albuquerque.
“Eu já vinha pensando nessa homenagem desde a época do documentário, antes do falecimento dele. A ideia era realçar a música instrumental dentro da Fampop, já que Teixeira era um músico respeitado, criou raízes e alguns dos alunos que passaram pelas suas mãos hoje têm destaque nacional e internacional. Infelizmente não deu tempo. Mas espero que essa singela referência fique pra sempre”, revela o secretário Diego Beraldo.
A proposta agora será apresentada à Comissão Organizadora da Fampop, que vai definir os detalhes sobre a nomenclatura oficial da premiação.
Os troféus que serão entregues na edição deste ano foram confeccionados pelo artista plástico Chicão (à direita de Beraldo na foto acima).
Outra homenagem
No ano passado, também por determinação da Cultura, a categoria Melhor Música Avareense ganhou o nome do radialista Clóvis Guerra. Morto em agosto de 2018, o comunicador que conduziu dezenas de edições da feira era considerado um dos mais carismáticos apresentadores do festival avareense.