Pesquisador de Avaré toma posse na Academia Sorocabana de Letras
Biógrafo da pintora Djanira e autor de 31 livros, Gesiel Júnior foi admitido como sócio correspondente da instituição em cerimônia nesta semana
DA REDAÇÃO
A Academia Sorocabana de Letras admitiu como sócio correspondente o pesquisador e jornalista Gesiel Júnior, autor de vários livros sobre a história de Avaré e biógrafo da pintora Djanira da Motta e Silva.
A cerimônia de posse foi realizada na terça-feira, 19, na Biblioteca Infantil Renato Sêneca de Sá Fleury, que fica no centro de Sorocaba.
“Agradeço aos acadêmicos de Sorocaba, em especial ao escritor Geraldo Bonadio e ao pesquisador Gilberto Tenor, pelo convite para integrar essa instituição que prima pelo cultivo das letras e das artes”, afirmou Gesiel, que é colaborador do Fora de Pauta.
Vida e obra
Aos 53 anos, o novo acadêmico é natural de Águas de Santa Bárbara. Ele se considera autodidata, mas cursou Filosofia e Teologia no Seminário de Botucatu e História na Faculdade de Ciências e Letras da Fundação Regional Educacional de Avaré (Frea).
Servidor municipal desde 1985, presta serviço no Museu Histórico Anita Ferreira De Maria e no Memorial Djanira, que ajudou a formar em 2008.
Autor de 31 livros, a maioria sobre a história de Avaré e região, Gesiel Júnior é biógrafo da pintora Djanira e também biografou personalidades como o médico e político Paulo Dias Novaes, o pioneiro Maneco Dionísio, os padres Celso Ferreira e Emílio Immoos, além de ter registrado em livro a passagem de Santa Paulina por Avaré.
Membro correspondente da Academia Botucatuense de Letras desde 2014, o pesquisador é casado com a professora de História Regina Célia Gonçalves e pai do historiador Gesiel Neto, recém-formado pela Unesp de Assis, e do tecnólogo Lucas da Fonte Silva.
“Em casa o resgate da memória regional nos entrelaça”, revela, ao comentar que está empenhado na produção de mais três livros sobre o tema.