Patrimônio vivo de Avaré, Genez Parize comemora 100 anos esbanjando vitalidade
Aposentado vive na cidade desde os anos 30, onde foi alfaiate e juiz de casamentos, construiu família e participou ativamente da comunidade católica
Da Redação
Figura bastante conhecida e querida dos avareenses, o aposentado Antônio Genez Parize celebrou seu centésimo aniversário em uma solenidade promovida no sábado, 4 de agosto, em Avaré.
O tieteense vive na cidade desde os anos 30, onde foi alfaiate e juiz de casamentos, construiu família e participou ativamente da comunidade católica. Em 2014, ele recebeu o Título de Cidadão Avareense, homenagem dirigida a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento local.
Ao lado dos filhos Marco Antônio e Maria Diva, netos, bisnetos e demais familiares, Parize recepcionou convidados para um almoço no salão de festas do Villa Verde.
Esbanjando vitalidade, o centenário – que ainda dirige e frequenta academia – fez um discurso de agradecimento e cantou uma versão em português de “My Way”, sucesso de Frank Sinatra.
Biografia
Um livro que reconstitui a vida e a obra do aniversariante foi distribuído aos presentes no final do evento. A biografia foi escrita pelo jornalista Flávio Mantovani, editor do Fora de Pauta.
Nele, o aposentado narra sua experiência como coroinha no front em Fartura durante a Revolução de 32.
Outros aspectos da vida do homenageado – que tem como característica o bom humor – também estão no texto, incluindo as aventuras durante as pescarias no Mato Grosso e a saga que levou à fundação do Sindicato dos Trabalhadores da Lavoura nos anos 60, o que rendeu ao católico fervoroso a pecha de comunista.