Músico cria “Live da Sobrevivência” para garantir sustento durante pandemia
Um dos guitarristas mais conhecidos de Avaré, Paulinho Ribeiro criou o projeto em que o público faz doação espontânea depois que os shows presenciais foram cancelados devido ao coronavírus
Da Redação
O músico Paulinho Ribeiro, um dos mais conhecidos guitarristas de Avaré, sentiu um frio na barriga ao desligar o telefone. Era o segundo estabelecimento em menos de dois dias que desmarcava a apresentação agendada.
O motivo: o início das restrições a estabelecimentos comerciais por conta do coronavírus. Antes da pandemia, ele tinha shows fixos toda sexta e sábado. Agora as apresentações caíam uma a uma, como um castelo de cartas.
Ribeiro respirou fundo. Da noite pro dia, o mundo todo estava de cabeça pra baixo e não havia nem sinal de luz no fim do túnel. Pra piorar, ninguém sabia quanto tempo os estabelecimentos ficariam fechados. A única certeza era que as contas continuariam chegando. “Tô fodido”, pensou o músico.
Foi então que, baseado nos encontros com músicos transmitidos por brincadeira em outras épocas, ele decidiu criar a “Live da Sobrevivência”, que já teve 12 edições.
A ideia é se apresentar ao vivo no Facebook em troco de uma contribuição voluntária dos internautas, como se fosse um cover artístico. O padrão é o mesmo dos barzinhos: o público pode pedir música e fazer comentários.
Surpresa positiva. As primeiras lives começaram a gerar alguma renda, mas a contribuição vinha principalmente de amigos e de admiradores do músico, que também dá aulas.
Acontece que as doações foram diminuindo após uma semana. Para turbinar a participação, Paulinho teve a ideia de sortear uma de suas guitarras. A cada R$ 20 doados, o participante ganhava um número para concorrer ao instrumento.
Novo desafio
No primeiro mês, ele conseguiu pagar água, luz, aluguel. Uma empresa o ajudou todos os dias com alimentação. Mas outro desafio surge agora no horizonte.
“Minha preocupação é esse segundo mês”, explica ao Fora de Pauta. “Sei que muitas pessoas também estão sem dinheiro. Coloquei outra guitarra pra sortear e vamos ver se consigo me manter daqui pra frente”, analisa o instrumentista.
Até a conclusão dessa matéria, as contribuições ainda não haviam decolado a ponto de garantir a subsistência do músico.
De qualquer forma, ele fez questão de externar sua gratidão. “Que Deus abençoe a todos vocês que contribuíram até o momento”.
Contribuições
Paulinho Ribeiro anuncia e promove a “Live da Sobrevivência” em sua página no Facebook.
As contribuições podem ser feitas através do Banco Itaú, Ag 0168, CP 06606-6/500 em nome de Ana Paula Almeida Ribeiro. O CPF deve ser solicitado ao músico via mensagem.
Confira a mais recente edição abaixo.