Museu de Avaré inaugura mostra sobre 2ª Guerra Mundial
Com entrada franca, primeira fase da exposição traz elementos raros sobre o chamado Eixo Roma-Berlim-Tóquio; Aliados e Força Expedicionária Brasileira também terão espaço
Da Redação
Desde segunda-feira, 9, está aberta no Museu Municipal “Anita Ferreira De Maria” a mostra sobre a Segunda Guerra Mundial com o tema “Eixo Roma-Berlim-Tóquio”.
Até 4 de maio, o público poderá visitá-la de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, e das 13h às 17h, no bosque do Centro Avareense de Integração Cultural (Caic), em Avaré. As peças exibidas pertencem ao colecionador Marcus Carmo, que expõe os artigos pela primeira vez.
Medalhas, cartas, capacetes, diplomas, equipamentos e trajes fazem parte do volume. “Não são meros objetos antigos em um depósito: eles têm uma história para contar. Cada peça, por menor que seja, traz consigo uma vida passada na maior guerra da história. Quantas e quantas, envolvidas por entusiasmo, tragédia ou esperança. É por isso que o Museu dá início a mais uma série de exposições temáticas: a Segunda Guerra Mundial”, explica o curador.
A primeira parte da exposição (durante o mês de abril) traz peças dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Na segunda parte da série, peças dos países Aliados serão expostas no mês de maio, em homenagem ao Dia da Vitória (objetos da Inglaterra, França, URSS, EUA, etc).
Fechando o ciclo, em junho, a exposição de acervo referente à participação do Brasil no Guerra, destacando a Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Para cada exposição, cerca de uma centena de peças, entre equipamentos, capacetes, condecorações, correspondências, fotos, moedas, selos, peças de farda, etc. “Nunca mais o mundo pode se esquecer daqueles tempos intensos. Não à toa, é um dos temas mais apaixonantes da história. Venha conosco reverenciar a vida de quem viveu e morreu marcado por ela: a Segunda Guerra Mundial”, enfatiza Marcus Carmo, que é professor de história.
O Museu Municipal “Anita Ferreira De Maria” fica na Rua Minas Gerais, nº 205-309, no centro. O telefone para contato é o 3733-3046.