Mostra sobre Força Expedicionária Brasileira encerra série sobre 2ª Guerra
Exposição gratuita pode ser visitada até 18 de agosto no Museu Municipal “Anita Ferreira De Maria”, em Avaré
Da Redação
O Museu Municipal “Anita Ferreira De Maria” inaugura na quarta-feira, 11 de julho, uma mostra sobre a Força Expedicionária Brasileira (FEB).
A exposição gratuita encerra a série sobre a 2ª Guerra Mundial que teve início em abril. Os países do Eixo e os Aliados já haviam sido destaque no projeto realizado com apoio do professor e colecionador Marcus Carmo.
A campanha da FEB levou cerca de 25 mil soldados para combater o nazismo nos campos da Itália. Trinta e três avareenses fizeram parte do grupo.
Entre eles Sérgio Bernardino, único dos soldados locais a morrer em combate. Seus restos mortais estão sepultados no “Monumento ao Pracinha”, no Largo São João.
Peças
Medalhas, cartas, capacetes, diplomas, equipamentos e trajes são alguns dos atrativos. O público pode visitar a exposição até 18 de agosto, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas.
“Os pracinhas, como os soldados brasileiros eram chamados, fazem parte da história dos italianos e da vitória dos Aliados”, destaca Carmo.
A FEB é lembrada anualmente em cidades da Itália como Montese, na qual os brasileiros são cultuados como “libertadores”.
O Museu Municipal “Anita Ferreira De Maria” fica na Rua Minas Gerais, nº 279, em Avaré.