Mostra celebra os 40 anos da luta pela preservação do Paranapanema
Exposição na Colônia Fraternidade lembra mobilização popular contra a instalação de multinacional na década de 70
Da Redação
“Paranapanema, nosso rio, 40 anos limpo! Ontem… Hoje… E amanhã?” Essa é indagação feita pela artista plástica Rosane Gauss, curadora da mostra do Projeto Ecocidadania 2019, aberta no último dia 30, na Colônia Espírita Fraternidade.
Com entrada franca, a mostra pode ser visitada até dezembro. O evento, organizado pelo Instituto Itapoty, teve o apoio de voluntários e o patrocínio de empresas.
“Viva o Panema 2019! Proteja o seu rio, salve a sua represa” é o lema do Projeto Ecocidadania 2019, cujo enredo contou com apoio do pesquisador Gesiel Júnior e do fotógrafo Edel Coradi.
A proposta é chamar a atenção de estudantes para a importância da preservação do mais significativo patrimônio natural da região.
Mobilização
A exposição lembra que em 1979, por meio de lei estadual, a área da Represa Jurumirim foi preservada da poluição, após uma grande mobilização popular contra a instalação de uma multinacional que fabricava papel e celulose.
“Estamos comemorando os 40 anos da legislação e luta que conservaram as águas do Rio Paranapanema limpas e despoluídas. Essa mostra traz um pouco dessa história, detalhes, informações, curiosidades sobre o rio e sobre a nossa represa, por meio de textos, fotos antigas, atuais e vídeo. É uma oportunidade para reflexão sobre o tema da poluição”, explica Gauss.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Espaço Ecocidadania, instalado no bosque da Colônia Espírita Fraternidade, no Bairro Ipiranga.
Também contribuíram para a montagem o cartunista Flávio de Oliveira e a arteterapeuta Maria Diva Tardivo.
Para agendamento de visitas à mostra os contatos podem ser feitos pelo telefone (14) 3733-8777 e Whatsaap (14) 99813-3111.