Grupo da USP e faculdade de Taguaí lançam campanha sobre conscientização no trânsito
Acidente registrado na região no final de novembro vitimou 42 pessoas e comoveu o país; peças são virtuais
Da Redação
O acidente que vitimou mais de 40 pessoas em Taguaí comoveu o Brasil. Todavia, colisões com vítimas fatais continuam acontecendo com frequência nas estradas do país.
Diante desse quadro, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo (ALTERJOR) da Universidade de São Paulo (USP) e as Faculdades Integradas de Taguaí (FIT) lançaram uma campanha sobre conscientização no trânsito.
As peças são virtuais (confira um exemplo abaixo). O objetivo é alertar motoristas para a prática da direção segura. “É uma campanha simples, mas objetiva”, explica o professor da USP Luciano Victor Barros Maluly, um dos coordenadores.
“O nosso interesse é que todos divulguem as imagens para que a gente consiga salvar vidas”, continua. Além dos folders virtuais, estão sendo colhidos depoimentos de docentes que farão parte da ação.
A iniciativa tem ainda a coordenação dos professores Renato Dardes Barberio e José Guilherme Lança Rodrigues. A produção é de Felipe Parra.
Surgido em 2008 na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o ALTERJOR já havia promovido em 2018 a Semana de Jornalismo Popular e Alternativo em parceria com a FIT.
O acidente
O acidente no último dia 25 envolvendo um ônibus e um caminhão é o mais grave já registrado nos últimos 22 anos no Estado de São Paulo.
O coletivo transportava funcionários de uma empresa têxtil. A Polícia Civil investiga as causas do acidente.