Notícias

Exposição da USP resgata obra do escritor pirajuense Carlinhos Barreiros

Mostra literária que traz textos do autor pode ser visitada até 31 de março no museu de Piraju

Da Redação

“Carlinhos Barreiros: O Cronista de Piraju” é o nome da exposição literária inaugurada em dezembro pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) e pelo Centro Regional de Arqueologia Ambiental “Mario Neme” do Museu de Arqueologia e Etnologia, ambos ligados à Universidade de São Paulo (USP).

A mostra retrata os principais momentos da vida e obra do escritor pirajuense que não abre mão do espírito crítico e mordaz em seus textos.

“É uma homenagem ao professor e escritor que traduziu a contracultura local por meio de prosa e paixões”, explica o curador Luciano Victor Barros Maluly, professor do curso de Jornalismo da USP.

Carlinhos Barreiros retrata o universo feminino com a sutileza das grandes estrelas, de Sophia Loren a Rita Lee.

“Das questões ambientais ao cotidiano das pessoas e da cidade natal, nada escapa aos olhos de um dos últimos intelectuais em atividade no município”, ressalta o curador.

Local

A exposição fica aberta ao público até 31 de março de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas, no Centro Regional de Arqueologia Ambiental “Mario Neme”. O endereço é Rua Treze de Maio, nº 662, no centro de Piraju.

A atração conta com o apoio cultural da Folha de Piraju e dos departamentos de Cultura e Educação.

A organização é do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo (ALTERJOR) do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA.

Quem é Carlinhos Barreiros

Formado no magistério, Carlos Alberto Barreiros começou a atuar como cronista no jornal Folha de Piraju após se aposentar em 1995.

Escreveu crônicas, críticas literárias e cinematográficas para o jornal Observador e publicou a página “Radar”, dedicada à cultura pop, no Jornal da Cidade.

É autor do livro de contos “Insânia: O Lado Escuro da Lua”, que registrou boa vendagem. Atualmente, Carlinhos Barreiros colabora com o jornal online e portal “Folha de Piraju” e com os blogues “Farol Notícias”, de Itaí, onde publica crônicas semanais, e “Piraju USP”, na Universidade de São Paulo.

Nesse meio tempo, estuda e revisa os originais de seu próximo livro, “Freak Show: Parque das Aberrações”, ainda sem data para lançamento.

Carlinhos Barreiros e amigos durante abertura da exposição em Piraju 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com