Notícias

Emncena Filmes produz documentário sobre lenda do choro avareense

Filme, que deve ser lançado nesse semestre, vai contar com depoimentos de personalidades, músicos e ex-alunos do músico Teixeira, referência no violão de sete cordas

Da Redação

A trajetória do violonista Antônio Teixeira, lenda da música e do choro avareense, é tema de um documentário que está sendo rodado pela Emncena Filmes, produtora independente dirigida pelo cineasta Amauri Albuquerque.

A obra vai contar com depoimentos de personalidades como os médicos Ernesto Albuquerque e Benami Francis Dicler e os músicos Altino Toledo e João Camarero, ex-aluno de Teixeira que está em carreira internacional. Outras pessoas ligadas ao músico, que virou referência no violão de sete cordas, também devem fazer parte do documentário. 

O trabalho, que está em fase de captação de entrevistas, deve ser lançado ainda este semestre.

A produtora

Fundada em 2011 por Amauri Albuquerque, a Emncena Filmes tem como objetivo propagar a cultura em Avaré. Sem fins lucrativos, a produtora é mantida por meio do trabalho voluntário e altruísmo de amigos simpatizantes.

Em 2012, a Emncena Filmes lançou o primeiro trabalho, o longa-metragem intitulado “O Gosto da Morte”, lotando duas sessões da sala de projeção do extinto CAC.

Em 2013 foi a vez do curta “O Neguinho”, drama surrealista que propõe um debate sobre as desigualdades sociais do país. Ainda em 2013, em parceria com o então secretário da Cultura Gilson Câmara, a Emncena Filmes lança o documentário “A Ponte que Tem Uma Cidade”, que aborda os entraves políticos durante a construção da Ponte “Carvalho Pinto”, que fica na divisa entre Avaré e Itaí.

“Funk You”, sátira que mistura zumbis e funk, é lançada em 2014. Apresentado no Encontro Cinematográfico Avareense (Encina), o filme venceu a mostra daquele ano na categoria. No mesmo período, a produtora apresentou o curta “A Entidade”, que também ganhou o primeiro lugar na mostra. A produtora lançou ainda na ocasião o curta “Um Beijo no Elevador” e “É…Na Vida Tudo é Possível”,obra adaptada do romance de Nelson Rodrigues pelo dramaturgo Gilson Câmara.

No ano seguinte aparece o curta “As Voltas”. Com roteiro de Maú Bruno, o filme aborda o golpe do bilhete premiado, muito comum em cidades do interior. O trabalho concorre no Mapa Cultural Estadual e vence a etapa avareense, alcançando o segundo lugar na final estadual em Sorocaba.

Já em 2016 é lançada a parábola “O Umbigo do Rei”, que vence o Encina daquele ano. Os curtas “Um Rango da Pesada”, “Enfim, Sós” e “Porco e Tito em: Um Causo Muito Estranho” também estrearam em 2016.

O ano passado foi marcado pelo lançamento do documentário “A Mãe de Todas”, que narra a trajetória da escola mais antiga de Avaré, a Matilde Vieira. O trabalho levou dois anos para ser finalizado.

Ainda em 2017, a Emncena Filmes vence um concurso de vídeos sobre patronos de escolas promovido pela Secretaria Estadual de Educação. A produtora completa no mesmo ano a trilogia Porco e Tito com os filmes “O Economês” e “Uma Encrenca Daquelas”.

A Emncena Filmes produziu também diversos vídeos gratuitamente para a Secretaria Municipal da Educação tratando a questão do bullying nas escolas.

Todos os filmes podem ser assistidos no canal Emncena Filmes no Youtube ou no www.vimeo.com/emncenafilmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo contato@foradepauta.com