Documentário sobre os 40 anos da Fampop será lançado no dia 12 setembro; confira o trailer
Obra do diretor Waldir Bronson será apresentada em exibição coletiva organizada pela Secretaria Municipal de Cultura; trabalho traz relato da primeira edição e imagens inéditas do folclórico show de Tim Maia em 1994
Da Redação*
O documentário “Fampop: 40 anos de Música e História” vai ser exibido ao público no dia 12 setembro em Avaré.
A obra dirigida por Waldir Bronson será lançada com outros trabalhos de audiovisual produzidos via Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da Secretaria Municipal de Cultura.
A exibição coletiva organizada pela pasta acontece de 9 a 13 de setembro, a partir das 19 horas, no Centro Cultural “Esther Pires Novaes”. A entrada é franca. A grade detalhada será divulgada em breve.
Bronson, contudo, adianta alguns aspectos do documentário. “Fampop: 40 anos de Música e História” traz, por exemplo, os bastidores da primeira edição da feira realizada em julho de 1983.
“A narrativa é contada por quem esteva lá”, revela o diretor. “Essas testemunhas oculares abriram o baú de memórias e nos presentearam com histórias saborosas e análises pertinentes”.
Ninguém tem dúvidas a respeito da importância do festival de Avaré. Lenine, Chico César e Jorge Vercillo são artistas que estiveram no palco da feira antes do sucesso nacional. A proposta do filme, no entanto, é ir além.
“O trabalho busca entender a influência da Fampop para a nova geração de compositores da cena autoral avareense e nacional”, destaca o jornalista Flávio Mantovani, editor do Fora de Pauta, responsável pelo roteiro.
A equipe conseguiu, contudo, o depoimento de dois figurões da MPB que passaram pela feira antes da fama. “É segredo, mas é gente graúda”, garante o diretor.
E o Tim Maia, hein?
“Fampop: 40 anos de Música e História” também aborda o folclórico show do patrono Tim Maia em 1994, quando o cantor carioca subiu ao palco “calibrado” por substâncias lícitas e ilícitas.
A passagem é tão antológica que foi parar no livro “Vale Tudo”, biografia de Tim escrita pelo crítico de música Nelson Mota.
“Tivemos acesso a imagens inéditas do show”, conta Waldir Bronson. E não é só isso. O filme conta a saga vivida pela produção ainda no hotel, bem como o truque utilizado para atrasar a chegada de Tim ao ginásio, já que o cantor quis começar o show antes do horário previsto.
“Estamos ansiosos para que as pessoas vejam esse filme”, conclui Bronson. Completam a equipe de “Fampop: 40 anos de Música e História” Karlo Saintmann (produtor-executivo), Sílvia Beltrami (assistente de direção), Raphael Marcusso (cinegrafista) e Sebastião Severino (captação de áudio).Confira o trailer abaixo.
*Com informações de matéria originalmente publicada na edição nº 1534 do Jornal A Comarca (Avaré-SP).