Documentário celebra 110 anos da Escola Matilde Vieira
DA REDAÇÃO
Mais antiga de Avaré, a Escola Estadual Matilde Vieira vai completar 110 anos de existência em junho.
Para celebrar a data, o professor Amauri Ferreira de Albuquerque produziu voluntariamente um documentário intitulado “A Mãe de Todas”, no qual narra os principais acontecimentos ligados à trajetória da entidade por meio de depoimentos de pessoas que fizeram a história da instituição de ensino.
O filme será lançado oficialmente na quinta-feira, 8 de junho, às 20:15, em exibição na própria escola. Segundo a organização, a solenidade deve contar com a presença de José Renato Nalini, secretário Estadual da Educação.
História
Ao longo deste centenário, passaram pelos bancos da Matilde Viera personalidades como o ator Tony Ramos, o deputado Antonio Salim Curiati, o professor de direito da Universidade de Sorbonne, Fernando Herren Aguillar, e a cientista Diva Diniz Corrêa, entre tantas outras lideranças locais.
A escola serviu ainda de sede para tropas militares na Revolução de 32 e recebeu visitas ilustres, entre elas a do maestro Heitor Villa-Lobos durante sua passagem por Avaré em 1931.
Celso Trench No dia 13 de junho de 2016, a página Família Trench recebeu do professor e documentarista Amauri Albuquerque o seguinte comentário: AMAURI ALBUQUERQUE Olá, Família Trench, eu sou Amauri Albuquerque, professor da escola Matilde Vieira. Sou documentarista. Pretendemos, em ocasião dos 110 anos da nossa querida escola em 2017 realizar um documentário sobre a sua história. Desnecessário dizer que é impossível contar a história da escola sem mencionar a grandiosa participação do ilustre Cel. Edmundo Trench. Eu gostaria de captar um depoimento de alguém da família falando sobre os feitos do Cel. relacionados com a escola. Queremos presentear nossa escola com um documentário e para tal gostaríamos de convidá-los para participar deste projeto. Sem mais para o momento agradeço pela atenção dispensada.
Eu, Celso Trench, curador da página Família Trench no Facebook, trineto do Cel. Edmundo Trench, manifesto aqui o meu estranhamento por ter a família haver sido esquecida durante a realização e a apresentação do documentário ” A Mãe de todas”, sobre a Escola cujo artífice e idealizador foi o Cel. Trench. Acrescento a este meu comentário, o de minha prima Maria Olivia Trench Espíndola. Em junho deste ano de 2017, Avaré assistiu ao lançamento do” Documentário ” A Mãe de Todas, produzido pelo documentarista Amauri Ferreira de Albuquerque, que resgata a história da Escola Estadual ” Matilde Vieira”, a mais antiga unidade educacional de Avaré, inaugurada em 1907. O artista plástico Edu Cardoso concebeu o projeto gráfico da capa do filme ( foto) e o pesquisador Gesiel Júnior cooperou no roteiro. O documentário sobre a escola centenária teve colaboração de nomes locais ligados à cultura.” Foi com estas palavras do site ” Fora de Pauta” que tomei conhecimento desse documentário para cuja organização e lançamento, a familia Trench não foi convidada. Infelizmente. Segundo palavras do roteirista Amauri Albuquerque que constam em comentário nesta página, em junho de 2016, ele estaria interessado em nossa colaboração para as festividades dos 110 anos da escola. Estive em contato com ele em sua página do facebook e me dispus a colaborar. No entanto, não fui mais procurada pelo documentarista. A Família Trench não participou desse documentário. Infelizmente, Avaré desconheceu a família Trench e, por tabela, o Cel. Edmundo Trench como o artífice dessa unidade escolar pois,sem os esforços do então prefeito da cidade, a escola jamais existiria. O artigo publicado no ” Correio do Sertão” de 05 de agosto de 1905 atesta o empenho do Cel. Trench para presentear Avaré com a escola, que recebeu, então, o seu nome. Desconheço o teor do documentário, mas ressinto-me de que nenhum membro da família tenha sido convidado a participar dele ou do seu lançamento, por ocasião dos 110 anos dessa escola que aprendemos a amar e a respeitar