Fagner posa com caricatura feita por artista de Avaré
Fora de Pauta conta como o trabalho feito pelo artista plástico Xavier foi parar na parede da fundação do compositor em Fortaleza
DA REDAÇÃO
Uma caricatura do cantor Raimundo Fagner feita pelo artista plástico Xavier, referência no meio cultural de Avaré, foi parar no colo do próprio retratado. Ou melhor: está exposta na sede da instituição social que o compositor mantém em Fortaleza, no Ceará.
A imagem em que o homenageado aparece com o presente foi enviada ao autor pelo próprio Fagner. “Cobrei a foto com a carica e lá veio. Ele foi até sua fundação pra fazer a foto. Cara gente boa demais. Obrigado, Fagner”, agradeceu Xavier na terça-feira, 7, em seu perfil no Facebook.
A relação com o compositor começou nos anos 70. Xavier é fã do cearense desde que assistiu aos seus shows no Colégio Equipe, onde trabalhou entre 1978 e 1980 desenhando apostilas.
Outra atribuição do ilustrador era confeccionar cartazes das atrações que se apresentavam na instituição de ensino. Presidido na época pelo hoje apresentador Serginho Groisman, o grêmio recreativo da entidade se notabilizou pelos artistas que levava ao palco.
Caetano, Gil, Alceu Valença, Luiz Melodia, Jards Macalé e Tom Zé são alguns dos nomes que passaram pelo colégio, que vivia uma ebulição cultural naquele momento. Os Titãs, por exemplo, se formaram no Equipe.
Daqui pra lá
A caricatura havia sido inscrita originalmente numa edição do Salão do Humor de Piracicaba. “Porém, nessas exposições itinerantes do Salão em Ribeirão Preto, colocaram a caricatura em tamanho gigante. Um amigo do Fagner, o cantor Bueno Cantor, passava por lá, a fotografou e mandou para ele. Daí o Fagner entrou em contato pelo WhatsApp e conversamos. Ele pediu se poderia expor na entidade dele que cuida de crianças no Ceará”, conta Xavier ao Fora de Pauta.
O pedido foi prontamente atendido. O caricaturista despachou o original para Fortaleza, mas impôs uma condição: queria uma foto dele junto com o artigo.
As conversas pelo aplicativo continuaram – até música nova Xavier chegou a receber, além de fotos e vídeos, mas nada do cantor cumprir a promessa.
Recentemente, após receber imagens do encontro do cearense com Zezé di Camargo e Luciano e um vídeo antigo do disco de forró que ele produziu com Sivuca, Dominguinhos, Armandinho e Robertinho do Recife, Xavier decidiu dar uma cutucada.
Foi o estímulo que faltava. “O cara prontamente foi até a fundação e fez a foto. O Fagner sempre foi muito simples e gentil. A gente só não fica conversando muito no zap porque o cara não para. Lógico, é um ídolo requisitado”, diz Xavier.
Caricatura chamou a atenção de Fagner e acabou indo parar em Fortaleza, no Ceará