Com concorrentes de todo o país, 10º Encontro Cinematográfico acontece no Centro Cultural
Além da exibição de curtas, edição aberta ao público traz palestra com crítico de cinema da Folha de São Paulo
Da Redação
Começa na terça-feira, 10, o 10º Encontro Cinematográfico de Avaré (Encina). O evento segue até quinta-feira, 12, sempre a partir das 19h30, no Auditório “Elias de Almeida Ward”, no Centro Cultural “Esther Pires Novaes”.
A entrada é franca. Cerca de 80 filmes vindos de todo o país concorrem em quatro categorias: curta-metragem nacional, curta-metragem do Centro-Oeste Paulista, curta-metragem de animação e curta-metragem avareense. Nos anos anteriores, o foco foi apenas a produção local (foto).
Participam obras produzidas por amadores e profissionais do audiovisual, muitos deles já premiados em festivais do gênero, informa a organização.
Os três finalistas de cada modalidade serão exibidos nos dois primeiros dias de evento. Já na quinta, 12, o público vai poder conferir os vencedores do Encina, que serão premiados com troféus produzidos pelo artista plástico Márcio Eustáquio, o Chicão. Não haverá premiação em dinheiro.
Palestra
Outra atração no encerramento é a palestra com o crítico de cinema Cássio Starling Carlos, colaborador da Folha de S. Paulo.
Cássio vai falar sobre adaptações literárias, partindo do Cinema Novo e sua afinidade com autores modernistas, chegando ao exemplo recente de “A Vida Invisível”.
O 10º Encina é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o cineasta Waldir Bronson. O Centro Cultural “Esther Pires Novaes” fica na Rua Ceará, nº 1507.